Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Suspenso atendimento às crianças com asma

Publicado em 14 de maio de 2011

Centro da Parangaba recebe, diariamente, em média 70 pacientes. Nos últimos dias, a demanda cresceu
FOTO: GEORGIA SANTIAGO



O Croa restringiu a distribuição de remédios, que são entregues somente aos pacientes com consulta médica

A assistência à criança com problemas respiratórios em Fortaleza necessita de mais unidades hospitalares. A constatação de que o sistema de saúde infantil está sobrecarregado é evidente. O Hospital da Tia Júlia ou Centro de Assistência à Criança (Croa) da Parangaba, também conhecido como Centro de Assistência à Criança Lúcia de Fátima Sá recebe, diariamente, pelo menos 70 pacientes menores de 16 anos. E a demanda lá é crescente. Como consequência direta, até mesmo o auditório está servindo de espaço para pacientes acometidos por dengue.

Os internamentos para os pacientes com problemas respiratórios crônicos acontecem a partir de três anos de idade até 16 anos, caso a criança caiba num dos 30 berços (leitos) disponibilizados. Cada leito mede até 1m40cm. Já os casos de dengue ficam sob observação por parte da equipe médica.

Restrição

O Programa de Atenção Integrada à Criança com Asma (Proaica), que atende crianças de até 14 anos que tiveram pelo menos três crises em menos de um ano ou um episódio muito violento, teve seu atendimento suspenso por tempo indeterminado.

A justificativa dada pela diretoria foi o crescente número de crianças com dengue que procuram diariamente a unidade para tratamento.

Outro resultado foi a restrição na distribuição de medicamentos para pacientes com asma. Sem as consultas de caráter mensal para os pacientes - em média, cerca de 14 crianças participavam diariamente do programa - a distribuição de remédios atende agora apenas pacientes em consulta médica.

Margarida Braga, enfermeira-chefe do Croa da Parangaba, destaca o papel da unidade médica no atendimento às crianças. "Somos o único hospital de pequeno porte que atende exclusivamente a pediatria. Nos Frotinhas da Parangaba e de Antonio Bezerra, a pediatria foi fechada", comentou a enfermeira.

O Centro de Assistência à Criança da Parangaba não dispõe de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nem atende a pacientes com trauma, por não possuir centro cirúrgico.

Muitas crianças que apresentam problemas crônicos de respiração não deixam de ser atendidas na urgência e emergência do Croa da Parangaba. "Aqui o funcionamento é 24 horas. O horário de visitas para os internos é a partir das 10 horas até as 22 horas, diariamente. Continuamos trabalhando normalmente", acrescenta a enfermeira Margarida Braga.

Elogios

Para Maria José Alves Nogueira, mãe de Nikolas Kaian, paciente do Croa da Parangaba, o serviço prestado pelo hospital é muito bom. "Dou nota oito e meio para o ´Tia Júlia´. Quando a gente precisa não espera muito e é bem atendido. O problema é que tem muita gente para ser atendida", garante.

Na tarde de ontem, o Croa contava com cinco médicos. Um atendia na emergência, dois nas consultas e dois no auditório com os pacientes com dengue.

A asma é o principal motivo de falta ao trabalho e à escola, segundo dados do Consenso Brasileiro de Asma. Somente em Fortaleza, cerca de 15 mil pessoas sofrem com a doença. No Brasil, estima-se que existam 15 milhões de asmáticos.

O projeto funciona em 11 unidades municipais de saúde e é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Há cerca de 1.150 pacientes inscritos, sendo 700 só no Centro de Atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário