Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Policial é preso acusado de emprestar arma a assaltante

O policial civil estava com um mandado de prisão em aberto. Ele é acusado de emprestar sua arma a um homem que responde por assalto e receptação. O inspetor já havia sido preso em 2008

Um inspetor da Polícia Civil que estava com mandado de prisão em aberto foi detido ontem em Fortaleza por agentes do Departamento de Inteligência Policial (DIP). Eliseu Farias Evangelista é acusado de ter emprestado sua arma a um homem que responde por assalto e receptação. A Justiça solicitou a prisão do policial no último dia 20, mas somente ontem ele foi localizado.


Eliseu foi preso na agência do Instituto de Saúde dos Servidores do Ceará (Issec), na avenida Oliveira Paiva. “Ele estava no setor de perícia civil tentando tirar uma Licença para Tratamento de Saúde (LTS). A equipe do DIP recebeu a informação e foi até lá”, informa o delegado-geral da Polícia Civil no Ceará, Luiz Carlos Dantas.


O policial civil estava afastado de suas funções desde o último dia 28 de março. Eliseu foi punido porque sua arma – uma pistola ponto 40 - teria sido emprestada a Francisco Aurélio Sousa Cordeiro, acusado de envolvimento com roubos e receptação.


Francisco Aurélio foi preso em março deste ano, durante uma blitz policial na Parangaba. Ele estava dirigindo o carro do inspetor. “Em depoimento, o Eliseu alegou que tinha emprestado o veículo para o Aurélio abastecer. Disse que deixou a arma no carro”, informa o delegado-geral.


O caso ainda está sendo investigado. O mandado de prisão contra o policial foi expedido pela 11ª Vara Criminal de Fortaleza. Após ser ouvido, Eliseu foi levado para a Delegacia de Capturas e Polinter, no Centro. O Estatuto do Desarmamento prevê pena de três a seis anos de reclusão para quem empresta arma de fogo “de uso proibido ou restrito.”


O inspetor trabalhava no 18° Distrito Policial (DP), no Parque Potira, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O policial já tinha sido preso em 2008, acusado de extorquir dinheiro de um criminoso. Ele e outros dois inspetores teriam recebido R$ 40 mil para não prender um traficante de Maracanaú, que lideraria uma quadrilha de assaltantes. O esquema foi descoberto pela Polícia Federal (PF).


Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

O inspetor Eliseu Farias Evangelista tem antecedentes criminais. Em 2008, ele foi preso pela PF acusado de extorquir um traficante no município de Maracanaú. Ele e outros dois policiais teriam recebido propina de R$ 40 mil.

Tiago Braga
tiagobraga@opovo.com.br

Fonte: O Povo Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário