Pesquisar este blog

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Sintomas ainda causam confusão no diagnóstico da dengue. Parangaba lidera casos.

Para detectar a doença as pessoas precisam estar atentas aos sintomas que a diferem de outras enfermidades

A epidemia de Dengue, que já vitimou oito pessoas no Ceará, tem preocupado bastante tanto a população quanto os médicos em todo o Estado, pois os sintomas da doença são parecidos com os da virose respiratória, que é comum nesta época do ano, isso dificulta o diagnóstico dos pacientes e pode agravar a situação.

"Infelizmente, existe a possibilidade de alguns casos de dengue em crianças passarem despercebidos, devido a similaridade dos sintomas", explicou diretor geral do Hospital São José (HSJ), o infectologista Anastácio Queiroz.

Para ele, isso explica o pequeno número de crianças diagnosticadas com a doença até agora. Além disso, os sintomas nos pequenos são menos intensos do que nos adultos. "O importante é que todos os pacientes com suspeita da doença sejam bem avaliados", disse.

O maior problema, para o infectologista, é que, assim como a virose respiratória, a dengue também é um vírus e por isso os seus sintomas são bem parecidos. "A pessoa infectada pelo Aedes aegypti apresenta dor nos olhos e também nas articulações. Essas são as principais diferenças para os sintomas dos outros vírus neste período do ano", comentou.

Segundo Queiroz, a característica principal da febre hemorrágica da dengue (FHD) nos pequenos é que eles sentem uma dor abdominal grande. Mas já na dengue clássica é possível que os sintomas nem sejam notados. Já nos adultos os principais sintomas tem sido dores abdominais e também diarreia.

O diretor geral do HJS acrescentou que somente os exames podem levar a um diagnóstico. São eles: os exames de sangue, que indicam a gravidade da doença, e exames específicos para isolamento do vírus em culturas ou anticorpos específicos.

Para comprovar a infecção com o vírus da dengue, é necessário fazer a sorologia, que é um exame que detecta a presença de anticorpos contra o vírus do dengue. A FDH pode ser comprovada através de exames de sangue ou pela prova do laço, porque avalia a fragilidade capilar e pode refletir a queda do número de plaquetas.

Atendimento

Para o infectologista e professor da Faculdade Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Ivo Castelo Branco, o que dificulta no diagnósticos de pacientes com dengue é a superlotação dos postos de saúde e emergências de Fortaleza.

"Com muitas pessoas na fila de espera os médicos são obrigados a fazer um rápido exame, para que possa atender a todos. Os sintomas parecidos com outras doenças somado a isso acaba prejudica o diagnóstico", destacou Branco.

Para ele, é importante que o atendimento seja melhorado, o que irá beneficiar a população e também os profissionais da área. "Com as emergências lotadas até mesmos os médicos capacitados não tem como fazer os procedimentos corretos", observou o médico.

Sinais

O professor da UFC destacou que a população precisa prestar atenção nos sinais da doença. Ao ser infectado com a dengue o individuo não apresenta sintomas respiratórios, como o muco. Esse tipo de informação pode auxiliar bastante o médico.

Além disso a doença pode evoluir para síndrome de choque da dengue, que faz o paciente sentir fortes dores de barriga, náusea, tontura postural, suar frio, tosse seca e falta de ar.

"Ao sentir esses sintomas a pessoa deve procurar um médico imediatamente, pois podem levar o paciente à morte. Mas, nesses casos, em 99% das vezes os profissionais conseguem a cura do individuo", frisou. Em Fortaleza 530 casos de dengue estão sendo investigados. O bairro com maior número de infectados até a presente data é Parangaba com 41 casos.
Precariedade

"Com emergências lotadas os médicos capacitados não realizam os exames"

Ivo Castelo Branco
Infectologista e Professor (UFC)

"Quando a pessoa for infectada vai apresentar dor no olho e articulações"

Anastácio Queiroz
Diretor geral do Hospital São José (HSJ)

PREVENÇÃO

Operação Quintal Limpo será realizada na Serrinha

A partir das 8h de hoje, a Secretaria Executiva Regional IV realiza mais uma edição da Operação Quintal Limpo, desta vez no bairro Serrinha. O evento educativo visa à redução de pontos de lixo acumulados nas ruas e nos quintais dos domicílios do bairro - locais propícios para a proliferação do mosquito da dengue.

Os educadores de saúde distribuirão sacos de lixo e orientarão os moradores quanto ao correto armazenamento do lixo doméstico. Além disso, serão oferecidos à população serviços de saúde como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e higienização bucal.

Os moradores serão orientados ainda a reunir materiais inservíveis, como restos de eletrônicos e garrafas, e ensacá-los para que o caminhão de coleta especial possa recolhê-los. As visitas domiciliares acontecerão em quarteirões próximos à Travessa Estudante Juca e os serviços de saúde serão oferecidos na praça da Mangueira. Na próxima semana, a Operação segue para o bairro Parangaba.
Ação também será desenvolvida no bairro Palmeiras. A partir das 14h30 haverá a passeata "Dengue Na Minha Casa Não, Fora Mosquitão". O objetivo da ação é conscientizar a população sobre o perigo da doença, e sobre a importância da mobilização de toda sociedade.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário