Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Chuva, 36 acidentes e muita paciência no trânsito

A manhã chuvosa de ontem registrou mais acidentes de trânsito que a média de um dia inteiro. Foram 36 colisões e muito trânsito

Por Viviane Gonçalves
vivi@opovo.com.br

Batidas deixaram o trânsito de Fortaleza ainda mais complicado na manhã de ontem ( FOTO: RAFAEL CAVALCANTE)


Já reparou que basta chover para aumentar os acidentes de trânsito na Capital? Na manhã de ontem(terça-feira), apenas 21,6 milímetros de chuva foram suficientes para gerar transtornos aos motoristas e pedestres. Foram 36 colisões registradas nesse período pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC). Enquanto a média costuma ser de 30 ocorrências por dia.

Em nota, o órgão municipal de trânsito afirmou não existir um estudo que comprove esse aumento na incidência de colisões na chuva, mas reconheceu que a probabilidade é maior por causa da diminuição de visibilidade e da pista molhada. “Seria necessário primeiro ter uma média diária (de acidentes) em dias de chuva, o que é improvável de ser feito”.

O certo é que na manhã chuvosa de ontem foram registrados mais colisões que a média de um dia inteiro. Os acidentes mais graves ocorreram na avenida Francisco Sá e no cruzamento das avenidas Domingos Olímpio e Universidade, ambas com colisão entre ônibus e carro de passeio. O resultado desse aumento de colisões foi a formação de extensas filas de congestionamento em vários pontos da cidade. Benfica, Centro, Parangaba, Papicu, Vila União e Messejana foram alguns dos bairros atingidos pelo tráfego lento.

O administrador Fábio Oliveira, 31, passou cerca de uma hora e meia no congestionamento da avenida Francisco Sá. “A chuva sempre atrapalha o tráfego. Quando tem acidente, a situação fica mais complicada. O jeito é respirar fundo, ligar para o trabalho e dizer que vai atrasar”, diz.

A AMC não soube precisar quantos quilômetros de engarrafamento foram gerados após esses acidentes de ontem. A central de ocorrências do órgão não apontou alagamento que impedisse a passagem de veículos ou pane nos 598 semáforos da capital.

Uma série de fatores acaba sendo responsável pelo aumento na incidência de colisões em dias de chuva. Baixa visibilidade, pista molhada e a grande quantidade de buracos nas vias são algumas das justificativas. O descumprimento de ações preventivas por parte dos motoristas é outra.

Segundo o coordenador da equipe de fiscalização do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran), Ribamar Diniz, os cuidados devem ser redobrados nesse período. “A pista molhada aumenta a condição de risco para o motorista”, alerta.

O balanço da Defesa Civil registrou três ocorrências – sendo um alagamento no bairro Luciano Cavalcante, um risco de desabamento no Edson Queiroz e um incêndio na Barra do Ceará.

No Ceará, choveu em 49 municípios. Os maiores índices foram registrados em Aracati (37,4mm) e Pacajus (28,2mm). A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) para os próximos dias é de céu parcialmente nublado com chuva isolada, principalmente na faixa litorânea.

O quê
ENTENDA A NOTÍCIA

Não existem estudos que comprovem, mas basta sair às ruas em dia de chuva para perceber que o trânsito fica mais lento e os acidentes aumentam. É preciso redobrar a atenção ao dirigir em dias chuvosos em Fortaleza.

SAIBA MAIS
10 Dicas para dirigir com segurança

Verifique se os pneus e amortecedores estão em boas condições;

As palhetas dos parabrisas devem estar em perfeito funcionamento;

Faróis devem ser acesos em luz baixa a qualquer hora do dia chuvoso;

A velocidade não deve exceder os 50 quilômetros por hora;

Mantenha distância entre os veículos;

Evite passar por pontos de grande alagamento;

Reduza para a 1ª ou 2ª marcha ao passar por alagamentos e não mude de marcha;

Não esqueça o cinto de segurança;

Evite fazer ultrapassagens;

Em caso de colisões sem vítimas, retire imediatamente o veículo da pista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário