Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Perigo no viaduto do Metrofor

Assessoria do Metrô de Fortaleza promete realizar, até a próxima sexta-feira, o conserto da buraqueira na via

Nereu Ramos: os buracos na via têm provocado acidentes e engarrafamentos, irritando motoristas e transeuntes
FOTO: JOSÉ LEOMAR


Acidentes entre veículos, principalmente motocicletas, engarrafamentos e até dificuldade para os pedestres atravessarem de um lado para outro da rua. São os efeitos da buraqueira que tomou conta da Nereu Ramos, na Vila Pery, nas extremidades do viaduto construído pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos(Metrofor).

Segundo os moradores locais, os buracos ao longo daquela via sempre existiram, por conta da falta de manutenção. No entanto, nada foi pior do que agora, onde o viaduto tem um fluxo de veículos intenso e o acesso é precário por contas das crateras existentes nas extremidades, que são as ruas Espanha e Tchecoslováquia.

De acordo com a moradora Teresinha Peixoto, residente na Rua Mônaco, na Maraponga, o "caos que se instalou na Nereu Ramos é um problema que afeta toda a cidade". Na sua opinião, não se trata apenas de uma deficiência urbana localizada, mas de um descaso, haja vista que a liberação do viaduto é recente e desde já apresenta grande dificuldade para o seu uso.

O motorista de ônibus Paulo César de Oliveira afirma que o trânsito chega a ficar crítico por volta das 7 horas da manhã e entre as 18 e 19 horas. Ele conta que o engarrafamento se estende por mais de três quarteirões.

"Há aqueles que se acidentam por conta de manobras arriscadas. Para evitar cair no buraco, alguns condutores fazem desvios, que resultam em colisão", disse Paulo César. Reforça que os mais vulneráveis são os motoqueiros.

Para a moradora Antônia Gomes, somente desconforto e queda na qualidade de vida da comunidade ocorreram desde o início dos serviços do Metrofor.

Antônia diz que para se desviar dos buracos, alguns veículos, principalmente motocicletas, sobem as calçadas, ato que considera como desrespeitoso com os pedestres.

"Com mau cheiro, ocasionado pela lama empoçada, e com a fila de carros que não sai do lugar, o nosso desconforto somente tem aumentado", reclama Antônia.

A assessoria do Metrofor informa que, caso não chova, realizará até a próxima sexta-feira o conserto dos buracos das rampas de acesso ao viaduto Nereu Ramos, na Vila Pery.

Informa que o viaduto rodoviário da Nereu Ramos, nas proximidades da ruas Leão do Norte e 1º de janeiro, no bairro Vila Pery, tem comprimento total de 71,2 metros (incluindo tabuleiro e rampas).

Só o vão central tem 25 metros e largura de 16 metros, O viaduto foi construído para eliminar a passagem de nível sobre a linha férrea por onde passará o metrô de Fortaleza, o que dará mais segurança à população local.

A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Executiva Regional (SER) IV, também anunciou para a próxima semana, a partir do dia 23, a retomada dos serviços de tapa buracos nos bairros compreendidos por aquela Regional. As atividades incluem os bairros da Maraponga, Vila Pery e limites com a Parangaba. Com as chuvas, os trabalhos de recapeamento ficam suspensos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário