Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Superlotação de presos gera clima tenso nas DPs

Publicado em 11 de junho de 2011 no Diário do Nordeste

Na semana passada, 24 presos escaparam da carceragem do 8º DP. Ontem, havia 751 nas delegacias da Capital

A próxima semana deve começar com mais de 800 presos confinados nas cela das delegacias de Polícia Civil da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza. O alerta foi dado pelo delegado Jairo Pequeno, diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE) que, procurado pela equipe do Diário do Nordeste, confirmou a presença de 751 presos nas delegacias da Grande Fortaleza, ontem.

"A situação continua crítica, caótica. São muitos presos, o clima é tenso e de risco permanente de ocorrência de fugas e resgates nas unidades da Polícia Civil", afirma.

Dentre as distritais, os casos mais preocupantes são os dos polos plantonistas. Ontem, o 12º DP (Conjunto Ceará) custodiava 46 presos; o 30º DP (Conjunto São Cristóvão), 43 presos e o 34º DP, 41. Os outros polos tinham 36 (2º DP, na Aldeota), 33 (7º DP, no Pirambu) e 24 presos (5º DP, na Parangaba). "Temos, ainda, as delegacias de Caucaia e Maracanaú que respondem pelos plantões de suas áreas, com nove e 24 presos, respectivamente", relata o delegado preocupado.

Apoio

Segundo Jairo, as delegacias com maior demanda nos fins de semana chegam a terminar um plantão com 60 presos nos xadrezes. "Para minimizar o efeito perigoso da superlotação, estamos contando com o apoio da Polícia Militar e reforços em algumas delegacias. Mas isso não é solução", reconhece Pequeno.

O diretor do DPE conta, ainda, que têm sido realizadas vistorias constantes nos xadrezes das delegacias da Capital. "Estamos sempre vistoriando as celas da Delegacia de Capturas, onde o delegado já constatou a entrada de celulares e a tentativa de se entregar drogas a um preso", informa.

Semanalmente, a Polícia Civil recebe uma quantidade de vagas para enviar presos às Casas de Custódia. "Estamos sempre procurando conseguir mais vagas nas cadeias. Nessa última semana, conseguimos 100 vagas. Na passada, foram 90. Esperamos que com a inauguração do Presídio de Pacatuba a situação volte a melhorar", avalia.

O último caso grave de fuga registrado nas delegacias de Fortaleza teve o 8º DP (Conjunto José Walter) como palco. No fim de semana passado, havia 32 presos recolhidos nas duas celas daquela distrital. Vinte e quatro fugiram.

Destes, 12 já retornaram às grades, alguns foram recapturados, outros se apresentaram espontaneamente. "Houve caso de um fugitivo que se apresentou com a mãe, outro se apresentou no fórum, ao juiz, e contou a história. Teve ainda um fugitivo que se entregou no 30º DP e foi trazido de volta", conta o delegado Elzo Moreira, do 8º DP.

Segundo ele, o problema da superlotação na delegacia persiste porque presos do 19º DP (Conjunto Esperança), que está sendo reformado, estão sendo custodiados no 8º DP. Ontem pela manhã, 23 presos já ocupavam as duas celas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário