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terça-feira, 28 de junho de 2011

Licitação para o ramal Parangaba-Mucuripe em agosto

Com licitação e início das obras com data marcada, a linha Parangaba-Mucuripe vai atravessar 22 bairros e beneficiar cerca de 90 mil passageiros por dia. A Seinfra apresentou, ontem, o projeto a empresários



A Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra-CE) apresentou ontem, em audiência pública, o projeto do ramal Parangaba-Mucuripe do Metro de Fortaleza (Metrofor). À exposição foi feita por Rodrigo Leme, engenheiro da MWH Brasil Engenharia e Projetos, responsável pela concepção da proposta.


Os empresários puderam conhecer as necessidades das obras, os materiais que deverão ser utilizados, além de tirar dúvidas com os técnicos da secretaria.


Com investimento da ordem de R$ 200 milhões - R$ 170 milhões proveniente do Governo Federal e R$ 30 milhões do tesouro estadual -, a licitação está prevista para 11 de agosto, segundo informou a assessoria de imprensa da Seinfra.


Para ser considerada como obra prioritária da Copa do Mundo de 2014, a ordem de serviço está marcada para 11 de novembro de 2011, afirmou o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele.


Serão 12,7 quilômetros entre o Mucuripe e a Parangaba, dos quais 11,3 quilômetros em superfície e 1,4 quilômetros de trechos elevados. Estão previstas também alterações urbanas, como a construção de passarelas sobre a Via Expressa e Pontes Vieira.


A linha Parangaba-Mucuripe vai passar pelas estações Parangaba, Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Papicu, Mucuripe, Serviluz e Praia Mansa.


Linha Sul


A conclusão deste trecho está previsto para junho de 2013. Além de passageiros, o ramal vai transportar cargas, tendo em vista que será instalada na faixa que já opera uma linha de carga.

O governador Cid Gomes acompanhara, dia 17, os testes em movimento dos primeiros trens do Metrofor. A bordo de um dos dois primeiros trens unidades elétricas (TUEs), Cid percorrei 2,8 quilômetros da Linha Sul, das estações Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara) e Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú). A Linha Sul do Metrô de Fortaleza vai ter 24,1 quilômetros e vai ligar Pacatuba ao Centro de Fortaleza. São 18 km em trecho de superfície, 4,0 km em subterrâneo e 2,1 km em elevado


A Linha Sul vai servir à Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Pacatuba - dois terços da demanda de transporte público de passageiros da região.


Quando


ENTENDA A NOTÍCIA


A Lei 12.682 de 2 de maio de 1997 criou o Metrofor. Mas o projeto de metrô surgiu em 1987, quando surgira o Consórcio do Trem Metropolitano de Fortaleza, que sofreu três aditivos e foi extinto em maio de 1997.


SAIBA MAIS


TRÊS ETAPAS DO METROFOR


Linha Sul: Via dupla de 24,1 km,18 km dos quais em superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado; aquisição de 10 TUEs; trens na hora-pico a cada 6 minutos no trecho Conjunto Esperança-João Felipe e 12 minutos no trecho Vila das Flores-Conjunto Esperança.


Linhas Oeste e Sul: Via dupla de 19 km, com 17 km em superfície e 2 km em elevado; aquisição de 8 TUEs; trens na hora-pico a cada 6 minutos no trecho Conjunto Esperança-São Miguel e 12 minutos nos trechos Vila das Flores-Conjunto Esperança e São Miguel-Caucaia.


Linhas Oeste e Sul e Integração com o Município de Maranguape. Aquisição de 9 TUEs; trens na hora-pico a cada 4 minutos no trecho Conjunto Esperança/Antônio Bezerra; 8 minutos nos trechos Vila das Flores/Conjunto Esperança e Antônio Bezerra/Caucaia.


FONTE: METROFOR


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