Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Nova linha expressa deixa trajeto mais rápido

A criação da linha Expresso Parangaba/Papicu é uma alternativa mais rápida para se deslocar entre os terminais. A linha opera no horário de pico


A maioria dos usuários aprovou a nova linha (FOTO:RAFAEL CAVALCANTE)

O desconforto para quem utiliza o transporte público é grande. Ônibus lotados, engarrafamentos e aquele freia e acelera a cada quarteirão para pegar passageiros nas paradas. Algo bastante desconfortável para quem enfrenta grandes deslocamentos. Para melhorar a vida dos usuários, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) criou a linha Expresso Parangaba/Papicu (089), ligando os dois terminais.


Ela começou a circular na segunda-feira (13) e só realiza o desembarque de passageiros a partir da avenida Santos Dumont, próximo ao Colégio Militar. Não é possível embarcar nos ônibus da linha fora dos terminais. Ela circula no horário de pico da manhã, das 5 às 9 horas, e a fila de embarque fica ao lado da linha Parangaba/Papicu (Santos Dumont).


A maioria dos usuários da nova linha aprovou a iniciativa. “Estou achando bom. O trajeto fica mais rápido e chego mais cedo ao trabalho. Se funcionasse o dia todo, era melhor”, afirma a promotora de vendas Francisca Janaína Mendes.


Mas havia gente descontente com o atraso da chegada do ônibus. O veículo previsto para às 8 horas chegou dez minutos depois. “A gente confia nos horários e se atrasa”, protesta a auxiliar de enfermagem Robervânia Fernandes, mas reconhece que o tempo de percurso diminuiu.


A fila para o embarque estava organizada e fiscais da Etufor orientavam os usuários. “É possível fazer o embarque pela porta traseira, para aproveitar 100% do veículo. A catraca é livre, porque não sobe nenhum passageiro no percurso”, explica o administrador do terminal da Parangaba, Vilamar Brito.


O tempo previsto para o percurso Parangaba/Papicu é de 42 minutos, segundo a Etufor. Na manhã de ontem, O POVO embarcou no ônibus às 8h22min e chegou ao Papicu às 9h15min. Os engarrafamentos nas avenidas da Universidade e Domingos Olímpio foram os principais fatores para o atraso. Na volta, no trajeto Papicu/Parangaba, a linha faz o mesmo percurso do Parangaba/Papicu/Via Aeroporto. Nesse caso, ela é totalmente expressa e não é possível subir ou descer do veículo no caminho. O tempo previsto é de 30 minutos.


O presidente da Etufor, Ademar Gondim, explica que a linha foi criada após observar que os ônibus já saíam lotados do terminal da Parangaba no horário de pico. “Não fazia sentido ele ir parando”. No momento, a linha opera só pela manhã. “Estamos estudando a possibilidade de implantar a linha também à tarde. Seria o percurso Papicu-Parangaba feito pela Via Expressa”.


Outra trajeto que ganhou linha expressa foi entre os terminais Siqueira e Papicu. “Estamos verificando a instalação de linhas expressas nos trajetos Messejana/Papicu e Antônio Bezerra/Centro”, informa Ademar. A Etufor também fez solicitações para a Autarquia Municipal de Trânsito, Cidadania e Serviços Públicos (AMC) com o objetivo e restringir o tráfego de caminhões nos corredores de transporte no horário de pico da manhã, para evitar mais engarrafamentos.


ENTENDA A NOTÍCIA


Os usuários que se deslocam do terminal da Parangaba ao do Papicu agora tem uma nova alternativa. A linha Expresso Parangaba/Papicu faz o percurso sem paradas até a avenida Santos Dumont.

Por Geimison Maia
geimison@opovo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário