Pesquisar este blog

domingo, 3 de abril de 2011

Prevenção é o melhor remédio

Programação no Centro de Saúde da Família teve apresentação musical e brincadeiras, além de dicas para prevenir o mosquito da dengue. Segundo a Regional, os 16 postos da Parangaba devem receber o evento

O forró pé-de-serra era ouvido por quem passava pela rua, como um convite para a festa. A primeira edição do “Este posto é meu - Interação, saúde e cultura” levou famílias inteiras para o Centro de Saúde da Família (CSF) da Parangaba, na manhã de ontem. Além da apresentação musical, na programação havia brincadeiras para crianças, oficina de artesanato, corte de cabelo, emissão de título de eleitor, orientações de saúde bucal e campanha para fortalecer o combate ao mosquito da dengue.

A ideia da Secretaria Executiva Regional (SER) IV é realizar a programação em todos os 16 postos de saúde e CSFs da Parangaba, segundo o titular da Regional, Estevão Romcy. “Vamos fazer todo mês, atraindo as famílias para os postos. Porque esse tipo de evento consegue atingir um grande número de pessoas sempre”, cita.

Para a chefe do Distrito de Saúde da SER IV, Evilene Fernandes, quando o assunto é prevenção, é essencial que haja parceria entre o poder público e a comunidade. Principalmente para garantir o combate ao mosquito da dengue. “Não há condições de trabalhar no combate à doença sem essa parceria com os moradores, os líderes comunitários, os comerciantes”, lembra.

Rosymeire de Aquino, 20, que está desempregada, é uma das moradoras da Parangaba empenhada no combate ao mosquito da dengue. Na manhã de ontem, aproveitou para saber mais detalhes sobre a doença e o Aedes aegypti. “Em casa estou sempre cuidando”, garante.

Prevenção premiada
Enquanto os filhos Yuri, 11, e Ingrid, 9, brincavam no pula-pula e na oficina de pintura, a dona de casa Rosângela das Chagas Leite, 34, visitava as outras áreas do CSF carregando o caçula, Yago. Rosângela participou do concurso promovido pela organização que premiou uma família e um agente comunitário de saúde empenhados no combate à dengue. “Viro todas as garrafas, deixo o lixo com tampa, não deixo as plantas com água”, conta a dona de casa.

Por quê
O evento quer conscientizar a população da Regional IV sobre a promoção da saúde. A programação cultural consegue atrair as pessoas. Além disso, pretende-se fazer com que as pessoas enxerguem o posto de saúde como espaço não apenas de cura, mas de prevenção.

FONTE: O POVO ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário