Pesquisar este blog

domingo, 10 de abril de 2011

Exemplos de união pela Cidade

Há afetos que ultrapassam o quanto os braços podem alcançar. E basta que lugares queridos apresentem o menor sinal de ameaça ou abandono para que, de repente, grupos se unam em defesa de árvores, praças, parques e prédios históricos.

A decisão do Tribunal de Justiça do Ceará de manter a Lei Municipal que cria a Área de Relevante Interessante Ecológico (Arie) das Dunas do Cocó, criada a partir de iniciativa popular, foi apenas o mais recente exemplo de que a organização tem, de fato, resultados concretos. Em Fortaleza, apesar do pouco cuidado com espaços verdes e da memória coletiva, há exemplos recentes e mais antigos disso.

Em 2006, a notícia da derrubada da Estação de Parangaba por conta das obras do metrô de Fortaleza uniu moradores do bairro num comitê pró-tombamento do prédio de 1941.

Foram debates, exposições e abraços simbólicos até o tombamento e o rebaixamento da edificação. Tudo para que o metrô, quando começar a circular, não perturbem a velha estação.

“Se não fôssemos nós, moradores, teriam derrubado. Donos de prédios da Parangaba como do antigo convento derrubaram tudo antes que tombassem”, conta João Paulo Vieira, historiador e integrante do Comitê Pró-Tombamento da Estação de Parangaba.

Para João Paulo, o exemplo da Parangaba foi educativo para o bairro e serviu de referência para outros grupos da cidade, como o movimento em defesa das árvores centenárias do Benfica e a frustrada construção de um estaleiro na praia do Titanzinho.

Pressão Popular
Voltando um pouco mais no tempo, as manifestações públicas para a criação do Parque Adahil Barreto, no Dionísio Torres, marcariam a história recente da cidade.

Em abril de 1978, um piquenique organizado pelo grupo denominado Sociedade Cearense da Cultura e Meio Ambiente (Socema) protestava contra a construção da sede do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) na área onde hoje funciona o Parque.

O economista e ambientalista João Saraiva, que participaria mais tarde do movimento pela criação de outro parque, o do Cocó, lembra que a criação do Adahil Barreto foi uma das primeiras conquistas do movimento ecológico de Fortaleza.

“Se não houver pressão da sociedade para conseguir as coisas, o poder público sozinho não faz.”, avalia.

Para Saraiva, movimentos como o do Parque Adahil continuarão sendo referência para que os grupos se antecipem nos debates para cobrar melhor do poder público.

SAIBA MAIS

Inaugurada em 1873, a Estação de Parangaba é considerada uma das primeiras estações ferroviárias do Ceará.

Reformada em 1927, a estação apresenta arquitetura residencial europeia. É rodeada por alpendres, é coberta por telhas Marselha e se assemelha a um chalé.

Em julho de 2009, a edificação foi rebaixada para permitir que os metrôs passem pelo trecho elevado. O Governo do Estado ainda avalia o que funcionará na antiga estação.

FONTE: O POVO ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário