Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

UFC participa de Rede para profissionalizar jovens

A Incubadora de Cooperativas Populares de Autogestão Universidade Federal do Ceará é uma das parceiras da Rede de Qualificação Social e Profissional de Jovens através da Inclusão Digital. A parceria compreende a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará, o Banco do Nordeste do Brasil e o Governo do Estado do Ceará.
A Rede se inicia com nove núcleos distribuídos em bairros periféricos de Fortaleza e Região Metropolitana, propondo a profissionalização de jovens e os cadastrando para emprego.

Os Núcleos da Rede se unificam no Projeto Movimento Criativo, coordenado pelo Prof. Osmar de Sá Ponte, do Departamento de Ciências Sociais da UFC. O Projeto realizará o I Encontro de Integração e Cultura no dia 21 de março, no Auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação da UFC, a partir de 16h. Na ocasião, serão apresentados os resultados do projeto, que está com três meses de execução.

São 100 alunos em cada um dos nove núcleos que estão em processo de aprendizagem. Há um laboratório de informática em cada uma das comunidades envolvidas. Os cursos dividem-se em Informática Básica (80 horas/aula) e Design Gráfico (100 horas/aula). Ao final, os participantes serão certificados e cadastrados no Sistema Único de Emprego (SINE/IDT).

O Projeto conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Coordenadoria de Juventude. Conforme Leonardo Lima, da Incubadora de Cooperativas Populares de Autogestão UFC, em maio haverá a entrega dos certificados aos participantes do curso.

Para esta parceria, a Incubadora da UFC conta com a cooperação de instituições referenciais no trabalho comunitário local e com estrutura física adequada para receber os equipamentos necessários para realização dos cursos.

São elas: Centro de Apoio ao Cidadã (CEACI) – Núcleo Aerolândia; Centro de Defesa dos Direitos Humanos do Lagamar (CDDHL) – Núcleo Lagamar; Fundação Cultural Acauã – Núcleo Itaitinga; Federação das Organizações Comunitárias e de Pequeno Porte do Ceará (FECOMP) – Núcleo Pirambu; Instituto de Orientação às DST/HIV/Aids para Mulheres de Baixa Renda (IOPEM) – Núcleo João XXIII; Instituto de Basquete e Cultura do Ceará (IBCC) – Núcleo Barra do Ceará; Instituto Amanaiara – Núcleo Parangaba; Fundação Antônio Marques (FAM) – Núcleo São Miguel; e Centro Comunitário Santa Maria (CCSM) – Núcleo Messejana.

A ideia do Projeto Movimento Criativo é transcender aos padrões da profissionalização formal. As experiências no ensino profissionalizante revelam que a capacitação tecnológica consiste numa habilidosa alternativa de investimento do dinheiro público com vistas ao desenvolvimento sustentável e geração de emprego e renda.

FONTE: PORTAL DA UFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário