Pesquisar este blog

domingo, 27 de março de 2011

Shoppings da Capital atraem novas franquias

Atraídas pelos novos shopping centers que estão se instalando na região, mais marcas chegam ao Estado

Em expansão em todo o País, as redes de franquias estão avançando para o Nordeste, atraídas pelo grande número de novos shopping centers que estão se instalando na região. Apenas no Ceará, precisamente em Fortaleza, dois grandes novos shoppings estão em construção, um em Messejana e outro em Parangaba, além de vários outros pequenos em todo o Estado.

Somente para estes dois novos empreendimentos, 14 franquias, de fora do Estado e do próprio Ceará, estão sendo negociadas para cada um deles. São negócios nos segmentos de alimentação (pizza, lanches e sorvete), calçados e de artigos para casas e escritórios, que vêm se juntar a outras lojas de marcas próprias e às grandes âncoras e magazines.

"O Ceará é um local estratégico para os franqueadores, pelo grande número de shopping centers que estão se instalando. Eles são ideais para a atividade de franquias", explica o empresário Marcos Nascimento, diretor da Cia de Franchising, empresa de formatação e expansão de franquias. Segundo ele, o crescimento do número de franquias vem se registrando pelas facilidades que o negócio sugere, a partir da aprovação da lei de franquia empresarial.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as regiões Norte e Nordeste reúnem hoje, 18% do total de distribuição de unidades franqueadas do Brasil.

Vantagens são maiores

A preferência dos empresários e empreendedores pelo franchising, quando pensam na possibilidade de abertura de filiais ou de empresas de representações, decorre de alguns fatores.

No modelo de franquias, explica Nascimento, as responsabilidades sociais e trabalhistas são independentes, as negociações são menos burocráticas, e garante ao franqueador a expansão da rede de lojas e agentes para seus produtos e serviços, com baixo investimento de capital, se comparado à montagem de uma rede própria.

Outra vantagem do sistema de franquias apontadas por franqueadores locais é a possibilidade de consolidação territorial mais rápida, comparando-se ao que se conseguiria através de uma rede própria. E ainda, fortalecimento da marca, a partir da capilaridade da rede de lojas e, consequentemente, economia de escala são outras oportunidades que pesam a favor do modelo de "franchising".

Em contrapartida, acrescenta Nascimento, os franqueados recebem uma opção de negócio com modelos de operação e marca consolidados, o que lhes reduz custos de publicidade e facilita a captação de recursos no mercado financeiro. Recebem ainda assessoria do franqueador quanto ao melhor local para instalação do ponto comercial e treinamento da mão de obra. "Isso reduz o tempo de maturação do negócios", argumenta Nascimento.

"E se a parceira não der certo, o franqueador pode negociar a transferência da franquia para outro investidor, sem a necessidade de fechar o negócio, caso optasse por instalar uma filial da empresa em outro ponto da cidade, Estado ou País.

Dados do Sebrae Nacional, que revelam que 65% das micro e pequenas empresas abertas no País fecham as portas 18 meses depois; enquanto apenas 2,8% das franquias cerram as portas no mesmo intervalo de tempo.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário