Pesquisar este blog

domingo, 20 de março de 2011

87% da obra está pronta, mas linha só deve operar em 2012

A Comissão Especial da Copa, da Câmara dos Vereadores, visitou duas estações

Depois de 12 anos de espera, o Metrô de Fortaleza finalmente vai começar a operar no fim do ano, em fase de teste, na linha Sul. Mas, o trajeto será somente do Centro de Manutenção da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), em Pacatuba, até a estação Couto Fernandes. Apesar de 87% da obra estar concluída, de acordo com a Companhia, duas estações pouco avançaram: a José de Alencar, onde funcionava o Beco da Poeira, e a Xico da Silva, no Centro. A operação comercial só deve iniciar, portanto, no fim de 2012.

Durante a visita, o diretor apresentou também o projeto da linha Parangaba/Mucuripe, com 13 quilômetros em superfície. Até o mês que vem, o Metrofor vai receber o projeto do trecho. E o processo de licitação deve ocorrer em junho. Está nos planos da Companhia também a linha Leste (subterrânea), que vai ligar o Centro à Washington Soares, passando pela Aldeota. “Ainda não temos recurso para esse projeto. A gente estimou em cerca de R$ 3 bilhões”, disse. Apesar de ainda não ter verba, Diogo disse que o projeto já está andamento.

Cinco vereadores da Comissão Especial da Copa, da Câmara Municipal, visitaram duas estações: Parangaba (elevada) e Benfica (subterrânea). Na Parangaba, a parte elevada está quase pronta, com os trilhos de concreto. Falta o trecho que vai passar por cima da antiga estação. “Estamos esperando chegar uma máquina nova para poder colocar as vigas”, explicou Diogo Cruz.

Na estação subterrânea do Benfica, a obra já está mais adiantada. Além da parte externa quase finalizada, com jardins e estruturas de madeira, o acabamento da parte interna já se destaca. As placas de informação estão nos seus lugares. Os vidros foram colocados. Os trilhos de concreto já foram montados em um dos lados.

A comissão, que tinha como objetivo obter informações para cobrar o andamento das obras, aprovou o que viu. “Nós passamos e não conseguimos ver as obras. Mas hoje (ontem) comprovamos que está bem encaminhado”, avaliou o vereador Leonel Alencar, presidente da comissão.

FONTE: O POVO ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário