Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Fuja das tarifas desnecessárias

Escolher qual a melhor instituição financeira pode ser mais fácil do que se imagina. A informação mais relevante é saber que em qualquer cidadão brasileiro pode ter uma conta essencial e não ter gastos extras com tarifas bancárias


Antes de escolher o banco em que vai abrir a conta, o cliente deve conhecer o valor das taxas cobradas (Foto: Rafael Cavalcante)


Quem depende dos serviços bancários para receber o salário já deve ter se perguntado qual a melhor instituição financeira, quanto vai pagar de tarifas, se pode trocar de banco ou que tipo de conta é melhor, ou mais barata. Mas a resposta para todas essas perguntas é uma só. A conta “Essencial”. Esse é o nome de um modelo de conta que todos os cidadãos brasileiros têm direito.

Ela oferece serviços básicos, como cartão de débito, 10 folhas de cheque e quatro saques em terminais de autoatendimento. Mas a melhor vantagem dessa conta, que pode ser aberta em qualquer agência de qualquer banco, é que ela é inteiramente de graça. Isso mesmo. Por esse modelo de conta, uma resolução do Banco Central determina taxa zero.


De acordo com Ademiro Vian, diretor adjunto da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mesmo as pessoas que já têm uma conta corrente podem ir até sua agência bancária e pedir para transformar a conta em Essencial. “É um direito”, ressalta. E se a preocupação do cliente é que ele precise de outros serviços além dos que estão inclusos no pacote da conta Essencial, Vian esclarece que os itens extras podem ser pagos de forma avulsa.


Ou seja, se o cliente que recebe dez folhas de cheque por mês, precisar de mais folhas, pode pagar pelas unidades extras. Da mesma forma com a quantidade de saques e extratos. Os valores para os produtos extras vão variar de acordo com cada instituição financeira.


Portabilidade

A resolução que determina a conta Essencial pode ser a resposta para quem quer resolver questões como a portabilidade. Muitos clientes têm dúvidas sobre a possibilidade de transferir os débitos de financiamento de um banco para outro que oferecer menores taxas de juros. “Esse é o objetivo da portabilidade”, explica Ademiro, dizendo que a concorrência entre os bancos é saudável e beneficia o cliente.

Em relação às dúvidas de quem recebe o salário em uma instituição e quer transferir o dinheiro automaticamente para outro banco, o diretor da Febraban diz que nem considera que isso seja uma portabilidade. “Esse é um processo que não deve ter burocracia, já que é direito do trabalhador escolher qual o banco que quer ter sua conta”, ressalta.


O cliente pode comparar as tarifas no site da Febraban e é possível escolher o produto – saque, extrato, depósito – e os bancos que o cliente tem interesse, e fazer a comparação. Vale a pena investigar os preços dos serviços mais utilizados por cada um, considerando as ações mais necessárias no dia a dia.


O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Tarifas bancárias costumam chatear quem faz pouca movimentação. Mas de acordo com uma resolução do BC, qualquer pessoa pode ter uma conta chamada Essencial, que garante serviços básicos com custo zero

Compare as tarifas no site:


DETALHES SOBRE A CONTA ESSENCIAL

O serviço foi criado pela resolução 3518 e no artigo 2º informa que é vedada às instituições de que trata o art. 1º a cobrança de tarifas pela prestação de serviços bancários essenciais à pessoa física, assim considerados aqueles relativos a:

DEPÓSITOS À VISTA

Fornecimento de cartão de débito.

2ª via do cartão de débito, desde que não solicitada pelo cliente.

10 folhas de cheques por mês.
4 saques no caixa ou terminal de auto-atendimento.

2 extratos por mês contendo a movimentação mensal.

Realização de consultas via Internet.

2 transferências de recursos entre contas na própria Instituição Financeira (IF).

Compensação de cheques.

Fornecimento do extrato anual com as tarifas cobradas.

POUPANÇA

Fornecimento de cartão para movimentação.

2ª via do cartão de poupança, desde que não solicitada pelo cliente.

2 saques por mês realizados. no caixa ou terminal de auto-atendimento

2 transferências para conta depósito de mesma titularidade.

2 extratos por mês contendo a movimentação mensal.

Realização de consultas via Internet.

Fornecimento do extrato anual com as tarifas cobradas.

Mesmo com uma conta Essencial, que não cobra nenhuma tarifa por um pacote especifico de serviços e pode ser aberta em qualquer banco, o cliente deve escolher bem a instituição.

Entre itens como quantidade de agências, proximidade das agências, serviços oferecidos, atendimento e acessibilidade, todo cliente deve considerar os valores das tarifas cobradas já que, caso precise ultrapassar as cotas estabelecidas para a conta Essencial, ele terá que pagar os valores.

Henriette de Salvi
henriette@opovo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário