Pesquisar este blog

sábado, 26 de fevereiro de 2011

9 mortes confirmadas no Ceará

Até agora, em 2011, foram duas mortes por dengue do tipo hemorrágico e sete por complicações da doença. Treze mortes ainda estão em investigação. Ministro da Saúde participa hoje de mobilização contra a dengue

Mais um caso de dengue foi confirmado, no Ceará, na última semana. Com isso, até agora são nove confirmações de pacientes vítimas da doença que morreram. Todos os óbitos aconteceram no Interior. Icó, Chorozinho, São Gonçalo do Amarante, Itaitinga, Quixadá, Caucaia e Acarape registraram, cada cidade, uma morte por causa da doença.

Segundo o coordenador de promoção e proteção à saúde do Estado, Manoel Fonsêca, o cenário no Estado ainda não caracteriza uma epidemia de dengue. “O problema é que o número de casos não se concentra num local só. Se tivéssemos um número elevado de casos só em Fortaleza, poderíamos considerar o Estado em epidemia. Mas estão acontecendo pequenos surtos epidêmicos no Interior”, explica.

Na Capital, o número de confirmações de dengue chega a 1.131. 638 suspeitas ainda estão sob investigação. Fevereiro ainda não terminou, mas o índice deste mês (179) já ultrapassa o registrado no mesmo período do ano passado (118). O bairro com maior número de casos é a Parangaba, com 43.

PREVINA-SE

Não deixe água acumulada. Procure manter a laje sempre limpa.

Mantenha sacos de lixo bem fechados e fora do alcance de animais para evitar que sejam rasgados, se tornem depósitos de água e, consequentemente, focos para reprodução do Aedes aegypti.

Deixe a caixa d’água limpa e vedada com tela. Barris e tonéis d’água também devem ficar limpos e fechados.

Troque a água dos pratos de vasos de plantas por areia. Se as plantas forem aquáticas além de trocar a água com frequência, lave o vaso por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana.

Folhas, galhos e qualquer lixo que possa bloquear o fluxo de água das calhas devem ser removidos

Mantenha o quintal limpo, jogando fora qualquer lixo que possa se transformar em depósito de água. Não esqueça de pedir para que seus vizinhos façam o mesmo.
FONTE: O POVO ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário