Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de março de 2012

Mostra vai a terminais e shopping para informar sobre tuberculose


24 de março é o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. A Secretaria da Saúde do Estado, com apoio do Projeto Fundo Global, e a Secretaria de Saúde de Fortaleza, estarão esta semana, até sábado, 24, com a mostra itinerante e interativa "Tuberculose tem cura: SUS pra valer" em terminais de ônibus e shopping.


Com a intenção de mobilizar um grande número de pessoas, a mostra, com peças e jogos em materiais de tecidos e lonas, ocorrerá até quinta-feira, 23, nos terminais de Parangaba - dia 21, Papicu – dia 22, e Siqueira – dia 23, a partir das 9 horas. No sábado, 24, quem for ao North Shopping, de forma lúdica e interativa, terá informações sobre a tuberculose, já a partir das 10 horas.

Lançado em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional contra Tuberculose e Doenças Pulmonares, o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose marca os 100 anos do anúncio do descobrimento por Robert Koch do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882. Na época, a doença atingiu grande parte da população em vários países. O desafio da prevenção e do controle ainda persiste. No mundo, 1/3 da população é infectada pelo bacilo, com uma estimativa de 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes por ano, segundo a OMS.

No Ceará, a doença apresenta tendência de declínio na taxa de incidência no período de 2001 a 2010. Foram notificados 3.628 casos novos em 2010. "Desses, 2.179 eram pulmonares bacilares, representando 60% do total de casos novos registrados e que a transmissão está ativa e que os pacientes devem ser diagnosticados e tratados de forma mais rápida", destaca nota divulga sobre a doença no site da Sesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário