Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de março de 2012

Agência do INSS de Parangaba sofre com estrutura precária


Clique para Ampliar
Imagens produzidas pelo sindicato mostram a sala que dá acesso à saída de emergência do prédio totalmente obstruída com entulho. Além disso, o teto do edifício apresenta goteiras e o forro está quebrado e fofo
FOTO: REPRODUÇÃO
Vídeo com a situação do prédio, gravado em fevereiro deste ano, foi apresentado ao presidente do órgão

Servidores da Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do bairro Parangaba continuam sofrendo com as precárias condições do prédio, gerando riscos não apenas aos funcionários, mas para aqueles que procuram atendimento no local. Cadeiras quebradas, forro comprometido, fiação exposta, goteiras, iluminação inadequada e até mau cheiro estão entre as condições das instalações.

De acordo com os servidores, este problema vem se arrastando há anos e sem nenhuma solução. Para a servidora aposentada e diretora do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará, Marilene Torres, a reclamação da população é geral e nenhuma providência é tomada. "Não temos a menor condição física de permanecer ali", afirma.

Segundo ela, a agência foi inaugurada em fevereiro de 2004 e, desde então, já sofre com problemas estruturais. Marilene afirma que, no ano passado, a agência passou por uma reforma apenas superficialmente, na tentativa de "maquiar" a situação, mas, com a volta do período chuvoso, os problemas já retornaram, colocando em risco a vida das pessoas. Diante dessa realidade, o Sinprece entrou com uma representação no Ministério Público para acionar o INSS, nas figuras do Superintendente da Região Nordeste e do gerente executivo da Capital.

Com o objetivo de chamar atenção para a grave situação enfrentada pela agência, o sindicato criou um vídeo, gravado em fevereiro deste ano, em que é possível constatar as condições atuais do prédio. No arquivo, verifica-se que a fachada do edifício está sem identificação, dificultando a localização por parte das pessoas, o local não tem estacionamento e os veículos acabam ocupando as calçadas.

Além disso, as cadeiras são insuficientes para a atender à demanda de pessoas e muitas estão quebradas. Outro problema é que o teto apresenta goteiras e o forro está quebrado e fofo. Fora isso, os pisos estão soltos e falta local para o lixo. Até esgoto é visto dentro da agência.

Segundo o sindicato, o vídeo foi apresentado na audiência com o presidente do INSS, em Brasília, no último dia 28 de fevereiro, mas nada foi resolvido. "Ele disse que não tinha como assistir naquele momento e que, depois de ver, nos daria uma posição, mas até agora nada", afirma a diretora do Sinprece.

Situação Agência INSS Parangaba 



Outra grave situação apontada pelo vídeo é a sala que dá acesso à saída de emergência do prédio, que se encontra totalmente obstruída com entulho. Marilene Torres ressalta que há dois anos a agência teve um princípio de incêndio e a sala já se encontrava daquela forma, dificultando a saída das pessoas.

Paralisação

Os servidores da agência paralisaram suas atividades, em maio de 2011, durante uma hora, como forma de protesto pelas más condições do local. Na ocasião, um prédio mais adequado e no mesmo bairro foi solicitado ao INSS, porém, segundo a gerência executiva do órgão em Fortaleza, não havia nenhum disponível no local.

A assessoria de comunicação do INSS informou que o gerente executivo do órgão na Capital, Júlio César Aragão, encontra-se em viagem à cidade de Aracati. Mesmo assim, o órgão explicou que a agência da Parangaba está em processo de desativação e que o INSS está à procura de um terreno no bairro para as novas instalações, já tendo, inclusive, verba assegurada. Sobre a desativação do posto atual, a assessoria disse não ser possível, no momento, para não prejudicar o atendimento aos segurados da região.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário