Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Passarela provisória deve ser concluída em setembro.

Matéria do site Consultor Jurídico de 27/08/2014- segue link: http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/08/27/noticiasjornalcotidiano,3304593/passarela-provisoria-deve-ser-concluida-em-setembro.shtml

Estrutura está sendo erguida pelo Shopping Parangaba após acordo estabelecido no Relatório de Impacto Sobre o Trânsito (Rist) da obra. Pedestres reclamam da atual situação e alertam para risco de acidentes

Pedestres que circulam pela área reclamam da atual situação e alertam para o risco de acidentes

 
Usuários do Terminal da Parangaba, na avenida Doutor Silas Munguba, sofrem diariamente com o constante fluxo de veículos e a dificuldade em atravessar a via. Uma passarela provisória está sendo erguida pelo Shopping Parangaba e vai ligar o empreendimento ao terminal, evitando a travessia pela faixa de pedestres. A previsão é de que a estrutura seja finalizada no próximo mês.

Conforme o shopping, a iniciativa de construir a passarela provisória faz parte de acordo com a Prefeitura de Fortaleza estabelecido no Relatório de Impacto Sobre o Trânsito (Rist) da obra. O empreendimento estima que, com a conclusão da estrutura, 120 mil usuários diários do terminal terão melhorias na acessibilidade.

Pedestres que circulam pela área reclamam da atual situação e alertam para o risco de acidentes. 

O POVO esteve no local na manhã de ontem e flagrou a demora na travessia. Frequentemente condutores não param para a passagem dos transeuntes. A reportagem presenciou irregularidades que contribuem para congestionamentos, como carros estacionados onde placas indicam ser proibido o estacionamento. Além disso, foi visto um caminhão carregado de água mineral parado em cima da faixa de pedestre para descarregar mercadoria.

Passarela definitiva

O Terminal da Parangaba passará por obras de reforma e ampliação, segundo a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). As intervenções fazem parte do projeto de implantação do corredor expresso de ônibus Fernandes Távora/Expedicionários. A obra no terminal tem previsão de início para o segundo semestre de 2015 e deve ser finalizada em 18 meses. Após a conclusão da reforma, a passarela provisória será substituída por uma estrutura definitiva - sob responsabilidade do shopping.

O Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), responsável pela obra do terminal, prevê o aumento da área construída de 4.550,77 metros quadrados (m²) para 7.516,08 m², com uma estrutura de sete plataformas de embarque e uma ilha de controle operacional e administrativo.

Vídeo realizado pelo O POVO mostra dificuldade de pedestres em atravessar a avenida Doutor Silas Munguba, no trecho localizado em frente ao terminal:


Saiba mais

A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) informa que a fiscalização no local é feita por rota que percorre as vias de maior circulação no Parangaba. O órgão ressalta que estacionar sobre a faixa é infração grave (5 pontos na carteira e multa de R$ 127,69) e estacionar em local proibido é infração média (4 pontos na carteira e multa de R$ 85,13).
 
Para garantir fluidez do trânsito e segurança dos pedestres está prevista ainda, por meio da Seinf, a construção de dois viadutos nos cruzamentos da avenida Doutor Silas Munguba com a rua Germano Franck e com a avenida Osório de Paiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário