Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Saiba onde doar brinquedos para o Dia das Crianças


O Dia da Criança está chegando e aumenta a quantidade de crianças pedindo nos sinais. Saiba como doar sem incentivar a exploração de crianças nas ruas

Com a aproximação do Dia da Criança, a cena se repete nas ruas todos os anos: crianças, na maioria das vezes obrigadas pelos pais, passam o dia nos sinais pedindo esmolas e recebendo brinquedos. Para ser solidário, sem contribuir para a exploração das crianças nas ruas, O POVO traz algumas opções de instituições que recebem doações nesse período.

O promotor de Justiça da 14ª Vara da Família, Edson Landim, lembra que a esmola é na maioria das vezes usada para a compra de drogas, além de incentivar a exploração sexual. “Existem outras formas de ajudar, como levar as crianças a um abrigo ou mesmo levá-la para um dia de lazer”, defende Ladim, que também coordena a campanha “Não dê dinheiro à Criança em Situação de Rua”.

A Campanha foi lançada em maio pelo Conselho Comunitário da Parangaba e realizou ações de sensibilização no bairro e na Bela Vista. Estão programadas mais atividades para dezembro, em local a ser definido.

Graça Fonteles, integrante da ONG Emaús, defende a doação de brinquedos a instituições, pois, segundo ela, nas ruas os brinquedos são vendidos pelos pais exploradores. “Eu tinha um comércio na Praça José de Alencar e vi que muitos pais faziam isso. Vi que não tinha sentido doar para aquelas crianças.”

A coordenadora de gestão de parcerias do Iprede, Eliane Melo, diz que o brinquedo está associado à atividade lúdica, e a criança deve saber como utilizá-lo. “É preciso mostrar como faz, brincar junto, incentivar que a mãe brinque com a criança, para desenvolver laços de afetividade”, detalha. Entre os dias 18 e 22, o Iprede realiza festa para as 1.270 crianças atendidas, com mágico, palhaço e guloseimas.

A irmã Conceição, do Lar Amigos de Jesus, no Joaquim Távora, defende a doação às instituições que desenvolvem trabalho sério com público específico. “A doação de brinquedos nas ruas incentiva a permanência das crianças lá, quando elas deveriam estar estudando e brincando”, argumenta. O lar que atende mensalmente entre 80 e 120 crianças em tratamento de câncer realiza festa para os pequenos nos dias 6 e 7, e também aceita doações de brinquedos.

ONDE DOAR

Movimento Emaús. Recebe todos tipo de doação de novos e usados Manda buscar em casa.
Onde doar: Bosque Eudoro Correia, na Aldeota, e Rua Tomás Gonzaga, 226 – Cristo Redentor – 3286 5180.

Lar Amigos de Jesus
Além de brinquedos, recebe materiais de reciclagem, roupas novas e usadas, fraldas. descartáveis tamanho G e GG
Onde doar: Rua Ildefonso Albano, 3052, Joaquim Távora - 3226 3447.

Iprede
Em outubro, lançou campanha de doação de brinquedos Manda buscar em casa.
Onde doar: Rua Prof. Carlos Lobo, 15 – Cidade dos Funcionários – 3218 4000.

Casa do Sol Nascente
Doar na Avenida Alberto Craveiro, 2222. Tel.: 3469 4437.

Projeto Só Risos
Leva música, palhaços e contação de história a crianças hospitalizadas
Como ajudar: Doando brinquedos ou participando do grupo. Contato: 8853 9660



Thiago Mendes | O POVO ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário