Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de maio de 2014

MPCE relança campanha “Não dê Esmola à Criança em Situação de Rua”

Notícia do site Ministério Público do Estado do Ceará do dia 07/05/2014. Segue Link: http://www.mpce.mp.br/servicos/asscom/destaques.asp?cd=3064


esmolanao2014.jpg
O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça  Edson Landim, lança, dia 17, a campanha “Não dê Esmola à Criança em Situação de Rua”, na escola Eudoro Correa, às 8h, na rua Júlio Braga, 101, Parangaba. Sob o lema “Tome uma decisão, não dê esmola, construa um cidadão”, a ação é realizada em parceria com o Conselho Comunitário da Parangaba.

 Para o coordenador da campanha, o promotor de Justiça Edson Landim, a continuidade e o crescimento da campanha revelam uma necessidade que a sociedade tem de reagir contra o quadro cada vez mais desolador de crianças pedindo esmolas nas ruas de Fortaleza. “A mendicância não resolve a situação dessas crianças e ainda as aproxima da droga e da criminalidade” - afirma o promotor.

 Durante o evento, são feitas exposições de orientação e conscientização em relação às drogas, é distribuído material informativo sobre o problema da mendicância infantil e são prestados diversos serviços à comunidade, como por exemplo: emissão de documentos (Carteira de Identidade (RG), CPF, Carteira de Trabalho (CTPS), Passe Livre de Idoso e 1ª Via de Certidão de Nascimento para crianças de 0 a 12 anos); serviços de saúde (verificação de glicemia e pressão arterial, vacinação (triviral, H1N1, hepatite B, antitetânica para adultos e as demais vacinas para crianças), prevenção e educação bucal.


 Haverá palestras de DST / AIDS, distribuição de preservativos, massoterapia); palestras educativas; atendimento Coelce, Cagece; exposição da Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre); corte de cabelo; atendimento do conselho tutelar; aplicação de flúor; balcão de ouvidorias; autorização para casamento civil; atendimento jurídico e orientação do núcleo de mediação comunitária; e atividades de entretenimento às crianças, como: apresentação do grupo fanfarra do Eudoro Correa; exposição de animais peçonhentos; turminha do Ronda; exposição e orientações sobre dengue; apresentação de violão; coral da Uece.