Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de março de 2014

Antiga estação da Parangaba agora abriga centro de direitos humanos


Notícia do Jornal O Povo OnLine do dia 09/03/2014. Segue Link: http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/03/08/noticiasjornalcotidiano,3217310/antiga-estacao-da-parangaba-agora-abriga-centro-de-direitos-humanos.shtml

O centro foi criado para receber e encaminhar denúncias de violação de direitos humanos, além de prestar assistência jurídica e psicológica. O prédio seria demolido durante as obras da Linha Sul do metrô.

EDIMAR SOARES
O prédio, construído em 1927, recebeu nova pintura, troca de piso e construção de jardim

 
A antiga Estação Ferroviária da Parangaba passou por reforma que garantiu nova pintura, troca de piso e construção de jardim. O prédio, construído em 1927, já foi ameaçado de ser demolido para dar lugar à estação da Linha Sul do metrô. Os moradores discordaram da medida e a solução alternativa foi rebaixar o equipamento a 3,5 metros em relação ao nível da rua para que o metrô passasse sobre o local.

A reforma foi realizada para abrigar o Centro de Referência em Direitos Humanos, do Estado, que funciona desde dezembro de 2013. Uma equipe composta por psicólogo, assistente social e advogado presta assistência aos cidadãos sobre questões de cidadania. O centro é vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e é o primeiro a prestar esse tipo de atendimento no Ceará.

Neuma Cipriano, coordenadora do centro, afirma que muitas pessoas chegam até o local curiosas para saber o que funciona na antiga estação. “A Parangaba é um bairro histórico. As pessoas ainda guardam lembranças daqui. Elas chegam para visitar a estação e acabam conhecendo o nosso trabalho”. Segundo ela, o centro foi criado para atender pessoas que tiveram os direitos humanos violados. Os profissionais ouvem os relatos e encaminham as denúncias aos órgãos responsáveis. As pessoas também recebem orientações jurídicas.

“Chega muitos cidadãos com demandas cíveis ou trabalhistas e encaminhamos para órgãos como a Defensoria Pública”, afirma o advogado Jalmi Teles. “Quando as pessoas se apoderam da informação, elas têm possibilidade de lutar contra a violação. Muitas vezes, falta apenas o conhecimento”, completa.
 
Localização
O centro ainda não foi oficialmente inaugurado, mas funciona normalmente e já atendeu 438 casos até o final de janeiro. Para Neuma, a localização facilita o acesso das pessoas. O prédio fica próximo do terminal da Parangaba e da estação da Linha Sul do metrô. “Tem gente que aproveita que vai passar aqui próximo e entra no centro para receber orientação”.

A jornaleira Rose Ancelmo, 47, trabalha na praça ao lado da estação e afirma que o centro renovou o espaço. “Nosso medo era de que a estação ficasse abandonada. Ela agora está bem cuidada”, elogia.

Saiba mais

A Estação da Parangaba é tombada desde de 18 de janeiro de 2008. Erguida em 1873 e reconstruída em 1927, foi a segunda estação ferroviária de Fortaleza, após a Estação João Felipe, no Centro.
 
Sua construção fortaleceu o comércio de farinha, gado e couro na área. Parangaba era o ponto coletor de parte da produção dos roçados de Fortaleza e ponto de convergência de estradas que ligavam a Capital a Maranguape, Pacatuba e Baturité.
 
A estação e a Igreja Matriz são as construções mais antigas do bairro.

Serviço
Centro de Referência em Direitos Humanos
Onde: Rua Dom Pedro II, s/n, Parangaba
Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 17 horas
Contato: 3101 2998