Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de junho de 2013

Sem fiscalização, trânsito volta a ficar confuso na feira da Parangaba

Matéria do Jornal O POVO de 24/06 - segue link: http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2013/06/24/noticiasjornalcotidiano,3079626/sem-fiscalizacao-transito-volta-a-ficar-confuso-na-feira-da-parangaba.shtml

Irregularidades no trânsito do entorno da Feira da Parangaba têm sido alvo de reclamações de feirantes e frequentadores, que buscam alternativas para contornar os transtornos do tumultuado local

Sem fiscalização de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Público e Cidadania (AMC), no início da manhã, o trânsito voltou a ficar confuso no entorno da Feira da Parangaba, que ocorre aos domingos. 

Segundo o feirante Francisco Elideberes Rodrigues de Castro, estacionamento indevido de carros e motocicletas é a ocorrência mais comum nas proximidades da feira. Ele diz que, depois do reordenamento realizado pela Prefeitura, em abril, a fiscalização na feira foi “esquecida.”

Os comerciantes desenvolveram uma manobra para tentar afugentar os motoristas que param seus veículos em locais proibidos. São colocados cones de trânsito em diversos pontos da via próxima à calçada. Mesmo assim, os motoristas e motociclistas insistem em estacionar os carros em local proibido ou no canteiro central.

Durante o início da manhã de ontem, O POVO esteve na Feira da Parangaba e não percebeu a presença de agentes de trânsito. Segundo informações repassadas pela assessoria de imprensa da AMC, uma viatura com dois agentes esteve no local fazendo ronda.

Aos domingos, de acordo com a assessoria, dez agentes são deslocados para fazer a fiscalização nas proximidades da feira. Cinco ficam na avenida Professor Gomes Brasil e os outros cinco na avenida José Bastos.

Cleyton Sena é chefe de serviços urbanos da Secretaria Executiva Regional (SER) IV e afirma que há três domingos não vê fiscalização de trânsito da AMC no entorno da feira.

Segundo ele, muitas pessoas estacionam seus veículos no canteiro central e em trechos proibidos das vias, acentuando a situação de tumulto no local.
 
Irregularidades
Outras irregularidades são constantemente percebidas e comentadas por frequentadores e comerciantes da feira. Insegurança e mau condicionamento de alimentos são as mais repetidas pelas pessoas.

Ainda segundo Cleyton Sena, os comerciantes, que condicionam alimentos de forma inadequada com as normas sanitárias, devem passar por um curso ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Serviço

Para denúncias de irregularidades
Regional IV: (85)3433 2862
AMC: (85) 3254-7214

Saiba mais

Durante o mês de abril deste ano,ocorreram operações com o intuito de organizar o espaço na região da Feira da Parangaba.
 
Aproximadamente 150 ambulantes foram retirados das imediações da feira e realocados para a área já tradicionalmente ocupada, às margens da Lagoa.
 
Os comerciantes ocupavam, irregularmente, as calçadas e os canteiros centrais das avenidas José Bastos e Gomes Brasil com bancas para a venda dos produtos.
 
Quem trabalha no local ficou dividido. Parte dos feirantes acredita que os corredores da feira ficaram mais estreitos. Outras pessoas acharam positiva a mudança, por organizar a confusa área que compreende a região da feira.