Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

População Parceira da Polícia

Clique para Ampliar
FOTO: NAVAL SARMENTO
Policiais do Ronda recebem diariamente denúncias sobre tráfico e efetuam apreensões
As denúncias feitas pela sociedade refletem a credibilidade da Polícia e são importantes para o combate ao tráfico

Denúncias da população têm ajudado as autoridades policiais a obter sucessivos êxitos no combate ao tráfico de drogas na Grande Fortaleza. A credibilidade do trabalho que vem sendo executado pela Polícia Militar, através do grupo Raio (Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas) e do Ronda do Quarteirão vem possibilitando sucessivas descobertas de pequenos laboratórios de produção de crack na Capital, principalmente nas áreas mais distantes do Centro e onde o tráfico de drogas torna-se mais intenso.

Um exemplo disso foi o que aconteceu na última terça-feira, quando policiais do Ronda e da 7ª Companhia do 5º BPM (Parangaba) receberam informações sobre o funcionamento de um ponto de venda de drogas na Comunidade do Jagatá, no bairro Castelão. Com o auxílio do Serviço de Inteligência, os policiais cercaram o local.

Apetrechos

A informação da vizinhança realmente tinha veracidade. Dentro de uma residência, em uma viela daquela favela, os policiais prenderam quatro pessoas adultas e um adolescente. Surpreendeu aos policiais a quantidade de drogas e apetrechos usados pelos criminosos para a fabricação das pedras de crack. No local, os PMs prenderam Francisco Cléber Braga de Oliveira, 19; Adenaildo Sousa Medeiros, 18; Valessa Carla de Oliveira Barbosa, 28; além de um adolescente de 15 anos. Todos formavam uma quadrilha que comercializava drogas naquela região da cidade.

Além de uma grande quantidade de drogas já prontas para o consumo, a Polícia encontrou também no local produtos químicos usados na fabricação da drogas, panelas, material para embalagem e outros apetrechos usados na manipulação do entorpecentes. Várias balanças de precisão, armas, munição de reserva e até uma prensa completaram as apreensões.

Raio

As denúncias da população também fazem o grupo Raio realizar, diariamente, apreensões de armas de fogo e entorpecentes. Segundo o comandante do grupo, major PM Márcio Oliveira, no ano passado o grupo apreendeu, nada menos, que 469 armas de fogo.

Nas estatísticas do Raio, relativas ás atividades de 2011, consta também a apreensão de 52 quilos de entorpecentes diversos (maconha, crack, cocaína, psicotrópicos etc), além de 42 automóveis e 81 motocicletas. As equipes confiscaram também a quantia de R$ 176 mil, dinheiro roubado ou que era utilizado pelos traficantes.

Na Barra do Ceará, os moradores da Travessa Castelo ficaram incomodados - e amedrontados - quando um grupo de traficantes se mudou para aquele local e começou a vender drogas. Um dos moradores não perdeu tempo, ligou para a Polícia e fez a denúncia do crime.

Não demorou muito, e uma equipe do Raio cercou a rua. O resultado foi positivo para a população. Dois homens e uma mulher que estavam traficando drogas foram detidos em flagrante delito.

Dentro da casa, os PMs encontraram 13 quilos de maconha prensada, 65 gramas de crack, além de muito material para a embalagem da droga.

Somente na semana passada, as patrulhas do Ronda do Quarteirão e do Raio foram responsáveis por mais de 40 prisões nas ruas da Grande Fortaleza e a maior parte dos acusados era de pessoas envolvidas com o tráfico de entorpecentes e com roubos (assaltos à mão armada).

Comunidade

O novo comandante do Batalhão de Policiamento Comunitário, tenente-coronel John Roosevelt Alencar, explica que, apesar de sua tropa executar um trabalho de cunho preventivo, também está instruída para agir na repressão ao tráfico quando houver denúncias da população.

FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pauta da II Audiência Pública Ordinária do Conselho de Apoio ao Ministério Público


Data: 07/02/2012
Local: Igreja Matriz de Parangaba – Fone: 9982.7062
Endereço: Avenida Godofredo Maciel, 522 - Parangaba
Horário – 8h00 às 11h30m

I- Assuntos de Pauta

- Acolhida/recepção;
- Leitura da Ata Anterior;
- Eixos Temáticos (Meio Ambiente/Idoso/Segurança Pública/Saúde Pública/Criança e adolescente).

II- Facilitador – 1ª Parte: Francisco Edson de Sousa Landim – Promotor de Justiça

III -  Projetos para o 1º Semestre de 2012

 Monitoramento de menores em situação de risco nos terminais (Lagoa/Parangaba);
 Urbanização da Lagoa de Parangaba.
 Campanha não dê dinheiro à Criança em Situação de Rua.

IV – Palestrante – Dr. Récio Ellery Araújo - Secretario da SER -V
TEMA – Participação Popular na Gestão Pública

V- Facilitadora – 2ª Parte: Maria das Graças Almeida de Quental – Juíza de Direito 


Compareça - A Cidadania ativa depende de todos nós

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Trecho da José Bastos é liberado



A avenida está interditada desde 2009 por conta das obras de construção de um viaduto e túnel

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) anunciou ontem, que irá liberar, a partir de amanhã, a pista sentido sul-norte (sertão-praia) da Avenida José Bastos.

A via está interditada desde 2009 para obras de construção de um viaduto no cruzamento com a Rua Padre Cícero e do túnel por onde o metrô de Fortaleza irá circular. A outra pista, sentido norte-sul (praia-sertão), continua interditada, com previsão para ser liberada em dezembro deste ano.

Mudanças

Segundo dados da AMC, o fluxo de veículos naquele trecho, considerando o sentido sul-norte, é de, aproximadamente, 12.700 veículos/dia. Já no sentido norte-sul, são 17.900 veículos/dia. O fluxo total naquela área é de 30.600 veículos/dia circulando.

Para viabilizar esta liberação, o órgão de trânsito municipal vai realizar algumas mudanças de sentido nas ruas Delmiro de Farias e Alexandre Baraúna. As vias retornarão ao fluxo que tinham originalmente antes do início das obras. Essas intervenções irão beneficiar o tráfego de veículos na Avenida João Pessoa, onde o fluxo foi desviado.

As alterações de sentido acontecerão hoje, dia 26, a partir das 20h, com serviços de recuperação da sinalizações verticais e horizontais. Além disso, o semáforo instalado provisoriamente no cruzamento da Avenida João Pessoa com a Rua Delmiro de Farias será desativado. A Rua Alexandre Baraúna volta a ter o sentido leste/oeste no trecho entre as ruas major Pedro Sampaio e Filgueiras Lima.

Já a Rua Delmiro de Farias terá modificações nos seguintes trechos: entre as ruas Major Pedro Sampaio e Papi Júnior, sentido duplo; entre a Rua Papi Júnior e Avenida José Bastos: sentido oeste/leste; entre as avenidas José Bastos e João Pessoa: sentido duplo; entre a Avenida João Pessoa e a Rua Carlos Câmara: sentido oeste/leste; entre as ruas Carlos Câmara e Júlio César: sentido duplo.

Nesta sexta-feira, com a liberação da pista sentido sul-norte da José Bastos, será instalado um semáforo provisório no cruzamento da Rua Padre Francisco Pinto com Avenida Carapinima. Todas as intervenções contarão com o apoio de agentes de trânsito, que permanecerão nos cruzamentos afetados até a normalização do fluxo total.

Linhas de ônibus


Com a mudança de sentido das vias, três linhas de ônibus mudarão o percurso. As alterações processadas serão na linha 032, Avenida Borges de Melo II, cujo desvio se dará pela ruas Júlio César e Alexandre Baraúna; linha 060, Parquelândia/Parangaba e 080, Francisco Sá/Parangaba, cujo desvio ocorrerá pela ruas Samuel Uchôa, Carlos Amora e professor Costa Mendes.

As pistas da José Bastos, no Benfica, foram interditadas em outubro de 2009 para a construção do viaduto da Avenida. Padre Cícero. Além disso, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) iniciou, naquele trecho, a construção do túnel por onde o metrô de Fortaleza irá circular.

Previsões


Há expectativa de que os outros trechos em execução pelo Metrofor sejam liberados ao longo de 2012, o primeiro foi o da Avenida. Wenefrido Melo. Em seguida, virá Padre Cícero com José Bastos (via sertão-praia), previsto para acontecer esta sexta-feira; Padre Cícero com José Bastos (via praia-sertão), com data marcada para dezembro deste ano; Avenida Tristão Gonçalves entre Liberato Barroso e Guilherme Rocha, onde será instalada a Estação Praça da Lagoinha, a intervenção deve ser concluída em setembro de 2012; já a Tristão Gonçalves com a Castro e Silva, para receber a Estação Centro, a passagem inferior Ouro Branco e a passagem de nível Rua Benjamim Brasil, estão previstas para fevereiro de 2012.

Fonte:
Diário do Nordeste

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Bairros de Fortaleza ganham ações de paisagismo


Alguns bairros de Fortaleza recebem, esta semana, serviços de arborização e manutenção de paisagismo. A Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) atua na implantação de jardins e fixando árvores nativas e frutíferas.

A Via Expressa é outro local da cidade que está recebendo plantio de árvores nativas e manutenção das já existentes. A recuperação do paisagismo da Praça da Vila Betânia é outra atividade desenvolvida no momento. Helicônias estão sendo plantadas à beira do canal e arranjos ornamentais planejados estão sendo dispostos ao longo do logradouro.

Em toda a extensão da avenida Eduardo Girão, equipes de servidores trabalham na capinação, adubação, poda, varrição e coleta de resíduos sólidos e vegetais. A previsão para a conclusão dos serviços é até o próximo dia 31.

Nesse início de ano, a Emlurb já implantou jardins no Parque Rio Branco e Frotinha da Parangaba e concluiu a manutenção das árvores que compõem a avenida Engenheiro Santana Júnior, Praça Moreira de Sousa, Praça Oficina do Senhor, Praça 1º de Janeiro, Praça Polo da Moda, Praça Antônio Bezerra e praça Dom Lustosa.

Obras de mobilidade para a Copa do Mundo começam em Fortaleza


 Por globoesporte.com
  Fortaleza, CE

Luizianne Lins esteve presente no canterio de obras da Via Expressa (Foto: Estacio Jr./ Divulgação)
Luizianne Lins esteve presente no canterio de obras
da Via Expressa (Foto: Estacio Jr./ Divulgação)

Começaram, oficialmente, as obras de mobilidade urbana em Fortaleza visando a Copa do Mundo de 2014. A prefeita Luizianne Lins havia assinado a ordem de serviço para o início das intervenções na terça-feira passada. As primeiras obras acontecerão na Via Expressa - no trecho entre as avenidas Alberto Sá e Abolição -, que receberá serviços de fresagem (raspagem do asfalto), recapeamento e sinalização, com prazo de conclusão para julho de 2012.

A intervenção na Via Expressa faz parte da primeira licitação das obras de mobilidade urbana da Prefeitura, com um valor de R$145 milhões. Este primeiro pacote inclui ainda obras nas avenidas Dedé Brasil, Paulino Rocha e Alberto Craveiro. Dentro do cronograma da Prefeitura de Fortaleza, as próximas intervenções a serem iniciadas são na Alberto Craveiro, com foco no alargamento da avenida para 45 metros (ficando com quatro faixas por sentido), e na construção do túnel no cruzamento com a Paulino Rocha.

- Primeiramente, serão feitas as obras de asfaltos, calçadas, canteiros, obras de arte, e, por último, túneis e viadutos - disse o coordenador de projetos especiais da Prefeitura, Geraldo Accioly.

No primeiro dia de obras na Via Expressa, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins esteve presente. A prefeita garantiu a entrega das obras dentro do prazo pré-estabelecido.

- A ideia é que essa obra continue até a Raul Barbosa, chegando no entorno das vias do Castelão. Nós temos um prazo de entrega até agosto de 2013 - afirmou a prefeita.

A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) também esteve presente ao início das obras. Segundo a AMC, as vias em obras não serão interditadas para que não haja transtornos no trânsito da Capital.

- Nossos agentes estarão sempre atuando nesses locais. Não haverá pistas interditadas e desvios. Sempre trabalharemos com meia pista - prometeu Freando Bezerra, presidente da AMC.

A segunda licitação, prevista para ser lançada pela Prefeitura até o final de janeiro, abrange obras na Raul Barbosa, onde será construído um viaduto de três andares no cruzamento com a Murilo Borges, e na Dedé Brasil com a implantação do Complexo Viário da Parangaba.

Obras de mobilidade urbana, em Fortaleza, começam pela Via Expressa (Foto: Estacio Jr./ Divulgação)Obras de mobilidade urbana, em Fortaleza, começam pela Via Expressa (Foto: Estacio Jr./ Divulgação)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Conselho da Parangaba no Diário do Nordeste

Matéria publicada no dia 16/01 no jornal Diário do Nordeste


Conselho Comunitário completa 12 anos de luta


O Conselho Comunitário de Apoio ao Ministério Público da Parangaba, entidade social que reivindica melhorias para os moradores do bairro, comemorou, na semana passada, 12 anos de existência. Apesar das vitórias conquistadas pelo grupo ao longo dos anos, como a renovação do Frotinha ou a limpeza da lagoa da Parangaba, membros do conselho avaliam que ainda há muito a ser feito.

Segundo Maria Avanir Lucena, conselheira voluntária há 9 anos, uma das principais lutas da entidade é pela abertura do Ginásio Poliesportivo da Parangaba para toda a população de Fortaleza. Atualmente, o aparelho só pode ser utilizado com autorização da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel). "Os idosos da Parangaba não possuem a mínima estrutura para praticar exercício físico. Atualmente, tem pessoas daqui que se juntam para fazer ginástica em espaços privados", diz.

Nas ruas da Parangaba, os moradores do bairro fazem coro com as reivindicações do Conselho. Além da necessidade de autorização para utilizar o aparelho esportivo, eles reclamam das más condições de segurança. Outra bandeira levantada pelo conselho é da restauração da Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, na praça Alfredo Weyne.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Pauta da Reunião 10/01


Pauta da I Audiência Pública Ordinária do Conselho de Apoio ao Ministério Público do Ano de 2012



Data: 10/01/2012
Local: Creche Santa Maria Gorette
Endereço: Avenida Godofredo Maciel, 522 - Parangaba
Horário – 8h00 às 11h30m   


I - Assuntos de Pauta:
-  Acolhida/recepção;
- Leitura da Ata Anterior;
- Eixos Temáticos (Meio Ambiente/Idoso/Segurança Pública/Saúde Pública/Criança e adolescente).


II - Facilitador(a) – 1ª Parte: Francisco Edson de Sousa Landim – Promotor de Justiça

III - Projetos para o 1º Semestre de 2012
- Monitoramento de menores em situação de risco nos terminais (Lagoa/Parangaba);
- Urbanização da Lagoa de Parangaba.
- Campanha não dê dinheiro à Criança em Situação de Rua.

IV – Palestrante – Todos os Conselheiros

TEMA – A N I V E R S Á R I O  DE   12  A N O S  D O  C O N S E L H O

VI- Facilitador(a) – 2ª Parte: Maria das Graças Almeida de Quental – Juíza de Direito