Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

Caos no Frotinha da Parangaba

Não tem médico. Frase comum ouvida para quem vai procurar atendimento nos hospitais públicos de Fortaleza. Nos últimos dias, a situação tem se agravado. Na noite desta segunda-feira (28), quem procurou atendimento na unidade da Parangaba voltou para casa sem atendimento. Veja o vídeo veiculado no programa Barra Pesada, da TV Jangadeiro: http://www.youtube.com/watch?v=qXgPob-sEOA

terça-feira, 29 de março de 2011

Invisibilidade social: crianças em situação de rua

Em busca de fazer parte de um modelo social e econômico do qual são excluídas, muitas crianças fazem da rua seu lar. Essa realidade dura e sofrida, na maioria das vezes, é a única saída encontrada.

Segundo pesquisa do censo da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, várias são as causas e consequências que levam as crianças a viverem em situação de rua. De acordo com os dados, 70% dessa faixa etária que dorme na rua foi agredida dentro de casa e 30,4% são usuários de droga ou álcool. Além disso, 32,2% tiveram brigas verbais com os pais ou irmãos, 30,6% foram vítimas de violência física e 8,8% sofreram violência e abuso sexual.

A Pesquisa da SDH, com parceria do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (Idest), também mostrou que das 23,9 mil crianças e adolescentes que foram entrevistados em 75 cidades do país, 71,8% são do sexo masculino, e desses, 45,13% têm idade entre 12 e 15 anos. A maioria desses jovens, 58,3%, dorme em casa com suas famílias e trabalham na rua, outra parcela de 23,2% dormem em locais de rua e 2,9% pernoitam, temporariamente em instituições de acolhimento.

De acordo com o levantamento, a maioria desses jovens estão em idade escolar, sendo que 79,1% não concluíram o primeiro grau e apenas 6,7% o terminaram. Destes, 4,1% começaram a cursar o segundo grau e somente 0,6% o concluíram. O mais espantoso é que 8,8% dessa faixa etária nunca estudou.

Esse índice alarmante é visto diariamente nos sinais das avenidas vendendo balas e chocolates, limpando os parabrisas dos carros ou mesmo pedindo dinheiro. Com isso, o ato de dar esmolas acaba prejudicando a vida dessas crianças, pois as incentiva a permanecerem na rua e abrirem mão da sua infância e educação.

Pensando nisso, o Conselho da Parangaba, juntamente com a Secretaria Executiva Regional (SER) V, promove a quarta etapa da campanha 'Não dê esmola à criança em situação de rua', que tem por objetivo sensibilizar a população de que a ideia de dar esmolas não significa ser solidário, pelo contrário, acaba por afastar as crianças da escola, acostumá-las a conseguir um dinheiro fácil, rompendo as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que reconhece a educação como direito fundamental.

Francisco Edson Landim, conselheiro da Parangaba e coordenador da campanha 'Não dê esmola à criança em situação de rua'

domingo, 27 de março de 2011

Shoppings da Capital atraem novas franquias

Atraídas pelos novos shopping centers que estão se instalando na região, mais marcas chegam ao Estado

Em expansão em todo o País, as redes de franquias estão avançando para o Nordeste, atraídas pelo grande número de novos shopping centers que estão se instalando na região. Apenas no Ceará, precisamente em Fortaleza, dois grandes novos shoppings estão em construção, um em Messejana e outro em Parangaba, além de vários outros pequenos em todo o Estado.

Somente para estes dois novos empreendimentos, 14 franquias, de fora do Estado e do próprio Ceará, estão sendo negociadas para cada um deles. São negócios nos segmentos de alimentação (pizza, lanches e sorvete), calçados e de artigos para casas e escritórios, que vêm se juntar a outras lojas de marcas próprias e às grandes âncoras e magazines.

"O Ceará é um local estratégico para os franqueadores, pelo grande número de shopping centers que estão se instalando. Eles são ideais para a atividade de franquias", explica o empresário Marcos Nascimento, diretor da Cia de Franchising, empresa de formatação e expansão de franquias. Segundo ele, o crescimento do número de franquias vem se registrando pelas facilidades que o negócio sugere, a partir da aprovação da lei de franquia empresarial.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as regiões Norte e Nordeste reúnem hoje, 18% do total de distribuição de unidades franqueadas do Brasil.

Vantagens são maiores

A preferência dos empresários e empreendedores pelo franchising, quando pensam na possibilidade de abertura de filiais ou de empresas de representações, decorre de alguns fatores.

No modelo de franquias, explica Nascimento, as responsabilidades sociais e trabalhistas são independentes, as negociações são menos burocráticas, e garante ao franqueador a expansão da rede de lojas e agentes para seus produtos e serviços, com baixo investimento de capital, se comparado à montagem de uma rede própria.

Outra vantagem do sistema de franquias apontadas por franqueadores locais é a possibilidade de consolidação territorial mais rápida, comparando-se ao que se conseguiria através de uma rede própria. E ainda, fortalecimento da marca, a partir da capilaridade da rede de lojas e, consequentemente, economia de escala são outras oportunidades que pesam a favor do modelo de "franchising".

Em contrapartida, acrescenta Nascimento, os franqueados recebem uma opção de negócio com modelos de operação e marca consolidados, o que lhes reduz custos de publicidade e facilita a captação de recursos no mercado financeiro. Recebem ainda assessoria do franqueador quanto ao melhor local para instalação do ponto comercial e treinamento da mão de obra. "Isso reduz o tempo de maturação do negócios", argumenta Nascimento.

"E se a parceira não der certo, o franqueador pode negociar a transferência da franquia para outro investidor, sem a necessidade de fechar o negócio, caso optasse por instalar uma filial da empresa em outro ponto da cidade, Estado ou País.

Dados do Sebrae Nacional, que revelam que 65% das micro e pequenas empresas abertas no País fecham as portas 18 meses depois; enquanto apenas 2,8% das franquias cerram as portas no mesmo intervalo de tempo.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

sexta-feira, 25 de março de 2011

Projetos de mobilidade devem ser apresentados até 3 de abril

A Prefeitura de Fortaleza tem até o dia 3 de abril para apresentar projetos de mobilidade para receber recursos do PAC da Mobilidade Urbana, da ordem de R$ 2,4 bilhões. O alerta foi dado pela vereadora Eliana Gomes (PCdoB) no plenário da Câmara na última terça-feira (22/03)

O assunto foi discutido durante reunião temática realizada pelo mandato da vereadora, que reuniu representantes da Prefeitura, do Governo do Estado, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-CE), do Sindicato dos Engenheiros e de outros, e contou com a participação do senador Inácio Arruda (PCdoB).

Segundo Eliana, o PAC da Mobilidade vai deixar um legado para as 24 cidades brasileiras que devem fazer parte do Programa, beneficiando 40% da população brasileira. Em Fortaleza, as intervenções prioritárias devem ocorrer, conforme ela, nas avenidas Alberto Craveiro, Raul Barbosa, Paulino Nogueira, Dedé Brasil e Via Expressa, e serão complementadas com a instalação do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), ligando os bairros Mucuripe e Parangaba.

“Tenho certeza que Luizianne Lins e Cid Gomes vão entregar os projetos no prazo. A presidenta Dilma é clara: quem não apresentar os projetos, não recebe recursos”, ressaltou a vereadora.

FONTE: CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA

quinta-feira, 24 de março de 2011

Flagrante do descaso no atendimento do Frotinha de Parangaba

Filas enormes e mau atendimento. Flagrantes de descaso com saúde pública em Fortaleza. Quem procurou nesta terça-feira (22) o Frotinha de Parangaba teve que esperar horas.

Uma funcionária dos Correios esperou por 40 minutos no meio da av. Osório de Paiva, por uma ambulância do Samu, depois de ser atropelada por uma moto enquanto atravessava a avenida.

O acidente aconteceu a pouco menos de 100 metros do hospital. O motociclista fugiu sem prestar socorro.

Outro caso do mau atendimento no Frotinha

Em uma outra situação, uma jovem com suspeita de dengue só foi atendida, no início da noite, depois de demaiar. Ela apresentava tremedeira pelo corpo desde o período da tarde.

Problemas longe de serem resolvidos

Todas as pessoas que procuram ou são encaminhadas para o Frotinha da Parangaba, sabem que vão enfrentar situações difíceis.

Filas enormes, demora no atendimento, além da falta de médicos, entre outros. Um problema que parece estar cada vez mais longe de ser resolvido.

Secretaria de Saúde do município alega sobrecarga no atendimento

De acordo com a Secretaria da Saúde da prefeitura de Fortaleza, as unidades de saúde na capital, tanto públicas como privadas, estão com sobrecarga de usuários por conta das doenças relacionadas ao período de chuvas.

No caso do Frotinha de Parangaba o número de pacientes aumenta ainda mais com a procura da unidade por moradores da região metropolitana de Fortaleza.

Ações para solucionar os problemas

Para amenizar o problema estão sendo contratados mais médicos e mais unidades de saúde básica deverão atender no terceiro turno.

Com relação a demora no socorro à vítima de atropelamento, a Secretaria da Saúde informou que os atendimentos do Samu são regulados por médicos que priorizam os casos conforme a gravidade.

FONTE: PORTAL ÚLTIMA HORA

quarta-feira, 23 de março de 2011

Pauta da IV Reunião Preparatória da Campanha Não dê Esmola a Crianca em Situação de Rua

Data: 25/03/2011
Local: Auditório da SER V
Endereço: Av. Augusto dos Anjos, 2466 - Siqueira
Horário: 09:00 às 11:00 h - Fone: 3433-2900 / 9982-7062



I - Assuntos de Pauta:

- Acolhida/recepção;
- Apresentação da campanha;
- Material de Divulgação ( folders, cartazes, banner, bandeira, apitos, Carro de Som);
- Prestação de serviços - Saúde, Educação, Serviço Social, Meio Ambiente e Esportes;
- Assuntos diversos;
- Próxima reunião ( Data e Local ).

domingo, 20 de março de 2011

87% da obra está pronta, mas linha só deve operar em 2012

A Comissão Especial da Copa, da Câmara dos Vereadores, visitou duas estações

Depois de 12 anos de espera, o Metrô de Fortaleza finalmente vai começar a operar no fim do ano, em fase de teste, na linha Sul. Mas, o trajeto será somente do Centro de Manutenção da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), em Pacatuba, até a estação Couto Fernandes. Apesar de 87% da obra estar concluída, de acordo com a Companhia, duas estações pouco avançaram: a José de Alencar, onde funcionava o Beco da Poeira, e a Xico da Silva, no Centro. A operação comercial só deve iniciar, portanto, no fim de 2012.

Durante a visita, o diretor apresentou também o projeto da linha Parangaba/Mucuripe, com 13 quilômetros em superfície. Até o mês que vem, o Metrofor vai receber o projeto do trecho. E o processo de licitação deve ocorrer em junho. Está nos planos da Companhia também a linha Leste (subterrânea), que vai ligar o Centro à Washington Soares, passando pela Aldeota. “Ainda não temos recurso para esse projeto. A gente estimou em cerca de R$ 3 bilhões”, disse. Apesar de ainda não ter verba, Diogo disse que o projeto já está andamento.

Cinco vereadores da Comissão Especial da Copa, da Câmara Municipal, visitaram duas estações: Parangaba (elevada) e Benfica (subterrânea). Na Parangaba, a parte elevada está quase pronta, com os trilhos de concreto. Falta o trecho que vai passar por cima da antiga estação. “Estamos esperando chegar uma máquina nova para poder colocar as vigas”, explicou Diogo Cruz.

Na estação subterrânea do Benfica, a obra já está mais adiantada. Além da parte externa quase finalizada, com jardins e estruturas de madeira, o acabamento da parte interna já se destaca. As placas de informação estão nos seus lugares. Os vidros foram colocados. Os trilhos de concreto já foram montados em um dos lados.

A comissão, que tinha como objetivo obter informações para cobrar o andamento das obras, aprovou o que viu. “Nós passamos e não conseguimos ver as obras. Mas hoje (ontem) comprovamos que está bem encaminhado”, avaliou o vereador Leonel Alencar, presidente da comissão.

FONTE: O POVO ONLINE

sexta-feira, 18 de março de 2011

42,7% de áreas verdes da Capital estão invadidas

Estudo da Secretaria de Administração revela que em 30 anos a cidade perdeu quase 90% de sua vegetação original

Os espaços verdes de Fortaleza diminuíram assustadoramente nas últimas décadas. A expansão da cidade engoliu mangues e dunas e aterrou lagoas. De acordo como estudo "Fortaleza em Números", da Prefeitura, em 2009, o quadro é grave: são 786,03 hectares de áreas destinadas a praças, áreas verdes, livres e parques. Do total, aponta o estudo, 335,77 hectares ou 42,73% estão invadidos.

Em 240,14 ha, ou 30,55% desses espaços, a gestão municipal agiu de alguma forma com implantação de projetos. No restante, 119,55ha destinados a praças ainda não foram implantadas; 31,57ha da mesma natureza estão ocupados por entidades públicas e 46,77 hectares com usos diversos.

Para o professor de arquitetura José Sales, o processo de degradação ambiental em Fortaleza é assustador. Um índice estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere 12 metros quadrados de área verde por habitante para que haja equilíbrio entre a quantidade de oxigênio e gás carbônico. Fortaleza só possui 4m²/hab. Segundo ele, o déficit da cidade é astronômico. "Para correr atrás do prejuízo e está de acordo com a OMS, precisaríamos de três mil hectares de áreas verdes. O resultado é triste: estamos com mais de 2.200 negativos", salienta.

A falta de áreas verdes potencializa o estresse diário. Que o diga o aposentado Joaquim Francisco Ferreira. Ele mora na Parangaba e há anos deixou de fazer suas caminhadas. O motivo é que a Lagoa da Parangaba, é hoje um mercado a céu aberto e impede que a população usufrua o espaço. "É uma pena, porque a cidade está árida e feia", afirma.

Segundo o ambientalista João Saraiva, a cidade chegou a possuir 60 lagoas. Hoje, são 20 e muitas sofrem a falta de atenção por parte do poder público, como o caso da Parangaba.

Veja o vídeo OCUPAÇÃO IRREGULAR NA PARANGABA

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

terça-feira, 15 de março de 2011

Cruzamento na Parangaba é recuperado


O cruzamento em frente ao Terminal da Lagoa, na Parangaba, ganhou enormes buracos por causa do vazamento de esgoto. Desde ontem, a Cagece está desobstruindo a rede e a Prefeitura recuperando o asfalto. As intervenções devem ser concluídas em duas semanas

As enormes falhas no asfalto do cruzamento da avenida Américo Barreira e da continuação dela, a avenida Augusto dos Anjos, com a rua Professor Gomes Brasil, na Parangaba, começaram a ser recuperadas. E o vazamento de esgoto, que transforma o local em um “mar” de água fétida, também está sendo restaurado.

Através de uma parceria da Prefeitura de Fortaleza com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), começaram ontem os trabalhos para desobstruir o esgoto, permitir o fluxo da água e, com a pista seca, recuperar a malha asfáltica. A intervenção deve terminar em até duas semanas.

Na tarde de ontem, enquanto em um dos lados da pista pedras e terra tapavam os buracos, do lado oposto dois caminhões da Companhia desobstruiam a tubulação. No local, lixo e areia estão bloqueando a vazão do esgoto. Por causa disso, segundo a Cagece, a água começou a vazar. De acordo com a assessoria de imprensa, com a pista seca, será feita ainda a elevação do asfalto ao redor das tampas de esgoto. A previsão é de que essas duas etapas sejam concluídas até sexta-feira.

Já a Operação Tapa-Buracos está sendo feita pela Secretaria Municipal da Infraestrutura e Controle Urbano (Seinf). A assessoria de comunicação do órgão não soube precisar quando a recuperação termina. A Prefeitura ficou responsável ainda pela desobstrução das galerias fluviais do local, que está sendo feita pela Secretaria Executiva Regional (SER) IV e tem conclusão prevista para daqui a duas semanas.

FONTE: O POVO ONLINE

segunda-feira, 14 de março de 2011

UFC participa de Rede para profissionalizar jovens

A Incubadora de Cooperativas Populares de Autogestão Universidade Federal do Ceará é uma das parceiras da Rede de Qualificação Social e Profissional de Jovens através da Inclusão Digital. A parceria compreende a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará, o Banco do Nordeste do Brasil e o Governo do Estado do Ceará.
A Rede se inicia com nove núcleos distribuídos em bairros periféricos de Fortaleza e Região Metropolitana, propondo a profissionalização de jovens e os cadastrando para emprego.

Os Núcleos da Rede se unificam no Projeto Movimento Criativo, coordenado pelo Prof. Osmar de Sá Ponte, do Departamento de Ciências Sociais da UFC. O Projeto realizará o I Encontro de Integração e Cultura no dia 21 de março, no Auditório Valnir Chagas, da Faculdade de Educação da UFC, a partir de 16h. Na ocasião, serão apresentados os resultados do projeto, que está com três meses de execução.

São 100 alunos em cada um dos nove núcleos que estão em processo de aprendizagem. Há um laboratório de informática em cada uma das comunidades envolvidas. Os cursos dividem-se em Informática Básica (80 horas/aula) e Design Gráfico (100 horas/aula). Ao final, os participantes serão certificados e cadastrados no Sistema Único de Emprego (SINE/IDT).

O Projeto conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Coordenadoria de Juventude. Conforme Leonardo Lima, da Incubadora de Cooperativas Populares de Autogestão UFC, em maio haverá a entrega dos certificados aos participantes do curso.

Para esta parceria, a Incubadora da UFC conta com a cooperação de instituições referenciais no trabalho comunitário local e com estrutura física adequada para receber os equipamentos necessários para realização dos cursos.

São elas: Centro de Apoio ao Cidadã (CEACI) – Núcleo Aerolândia; Centro de Defesa dos Direitos Humanos do Lagamar (CDDHL) – Núcleo Lagamar; Fundação Cultural Acauã – Núcleo Itaitinga; Federação das Organizações Comunitárias e de Pequeno Porte do Ceará (FECOMP) – Núcleo Pirambu; Instituto de Orientação às DST/HIV/Aids para Mulheres de Baixa Renda (IOPEM) – Núcleo João XXIII; Instituto de Basquete e Cultura do Ceará (IBCC) – Núcleo Barra do Ceará; Instituto Amanaiara – Núcleo Parangaba; Fundação Antônio Marques (FAM) – Núcleo São Miguel; e Centro Comunitário Santa Maria (CCSM) – Núcleo Messejana.

A ideia do Projeto Movimento Criativo é transcender aos padrões da profissionalização formal. As experiências no ensino profissionalizante revelam que a capacitação tecnológica consiste numa habilidosa alternativa de investimento do dinheiro público com vistas ao desenvolvimento sustentável e geração de emprego e renda.

FONTE: PORTAL DA UFC

sábado, 12 de março de 2011

Longa espera em hospital causa revolta entre pacientes

Ronda do Quarteirão chegou a ser chamado para acalmar alguns mais exaltados

Superlotação em emergência de hospital municipal no bairro Parangaba causou confusão na noite desta sexta-feira (11), em Fortaleza.

Funcionários da unidade chegaram a chamar o Ronda do Quarteirão para conter as mães mais exaltadas que exigiam atendimento. A maioria estava há horas esperando por uma consulta para os filhos.

A Direção do Centro de Assistência à Criança Lúcia de Fátima afirmou que a demanda era muito grande para o número de médicos disponível.

FONTE: ÚLTIMA HORA/VERDES MARES

sexta-feira, 11 de março de 2011

Seminário Justiça Restaurativa

A Fondation Terre des Hommes, em parceria com o Ministério Público (através do CAOPIJ) e apoio da Escola Superior de Magistratura do Ceará (ESMEC), convida-lhe para o Seminário Justiça Restaurativa: Outro Olhar para a execução das medidas alternativas e promoção de uma Cultura de Paz, com o especialista Espanhol Victor Herrero a ser realizado no dia 29 de Março na ESMEC. (anexo enviamos folder e ficha de inscrição).

O Ministério Público estará fazendo o convite a todos os promotores, mas também o fazemos ao senhor pelo contato, receptividade e carinho com que nos tem recebido e dialogado. Seria uma grande satisfação tê-lo presente e estamos dispondo mais uma vaga para a coordenação dos Núcleos de Mediação.

Para maiores informações e envio da ficha de inscrição: através do email lucinthya.tdh@uol.com.br (assessoria de comunicação) ou ligar para (85) 3263.1142

Vagas limitadas.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Pauta da III Reunião da Campanha Não dê esmola a Criança em situação de Rua

Data: 11/03/2011

Local: Auditório da SER V

Endereço: Av. Augusto dos Anjos, 2466 - Siqueira

Horário: 09:00 às 11:00 h -Fone: 3433-2900 / 9982-7062


I - Assuntos de Pauta

  • Acolhida/recepção;

  • Local da realização do evento

  • Apresentação da Campanha

  • Música e a Mídia na TV

  • Vídeo – Dever de todos

  • Assuntos diversos

  • Próxima reunião

sábado, 5 de março de 2011

Curso Básico de Libras da UFC

Inscrições começam dia 10

A Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui inscreverá interessados no Curso Básico de Libras. Para o Módulo I as inscrições serão no dia 10 de março e para o Módulo II no dia 11 de março, das 14h às 17h, por ordem de chegada.

A formação ocorre em parceria com o curso de Licenciatura em Letras/Libras da UFC. Podem se inscrever pessoas da comunidade em geral, a partir de 12 anos. A duração do curso é de um semestre, com duas horas de aula durante duas vezes por semana.

Os interessados devem ir à Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui (Av. da Universidade, 2683), ao lado da Biblioteca de Ciências Humanas, Área I do Campus do Benfica.

Fonte: Profª Vanda Leitão, Diretora da Secretaria de Acessibilidade e Coordenadora do curso de Licenciatura em Letras/Libras da UFC - (fone: 85 3366 7660)

quinta-feira, 3 de março de 2011

Informe do Conselho: Bom Jardim receberá próxima etapa da campanha


CLIQUE NA IMAGEM

A quarta etapa da campanha Não dê esmola à criança em situação de rua acontecerá no bairro Bom Jardim. Para a organização do evento, o Conselho da Parangaba contará desta vez com a parceria da Secretaria Executiva Regional (SER) V. Já foram realizadas duas reuniões preparatórias.

A próxima reunião preparatória ocorrerá no dia 11, das 9.00h às 11.00h, na Secretaria Executiva Regional V.

Na etapa anterior, houve ações diferenciadas como o bandeiraço que ocorreu na avenida Bezerra de Menezes.

A quarta etapa já tem data definida: 07 de maio. O local exato do evento será decidido em breve. As etapas anteriores aconteceram na Parangaba, na Bela Vista e na Vila Velha.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Oposição cobra melhorias para terminais de ônibus

A licença que a prefeita Luizianne Lins tirou, desde a semana passada, também motivou críticas à gestão da Capital

O líder da oposição na Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Plácido Filho (PDT), voltou a criticar, ontem, em plenário o caos nos transportes públicos da Capital. O parlamentar informou que esteve no terminal da Parangaba e utilizou o ônibus da linha Parangaba/Montese para mostrar a insatisfação da população com a situação dos coletivos.

"Vi de perto o empurra-empurra da população, o desespero dos trabalhadores", denunciou Plácido. Ele também criticou a estrutura do maior terminal de ônibus de Fortaleza que, segundo ele, estaria totalmente sem condições para atender a população. "São banheiros sem funcionar por falta de água, pessoas se arriscando em meio a ônibus, depois de obrigadas a desembarcarem longe das plataformas", reclamou.

Ainda na tribuna, Plácido Filho criticou o anúncio feito pelo líder da prefeita na Casa, vereador Ronivaldo Maia (PT), de que a passagem de Fortaleza é a mais barata do Brasil. Segundo Plácido, muitos fortalezenses já estariam pagando R$ 3,60 para irem aos seus trabalhos, pois preferem pegar ônibus fora dos terminais, mesmo pagando mais caro.

Prefeita

Além disso, a licença da prefeita Luizianne Lins (PT), para tratar da saúde, durante um período de dez dias, também foi tema do discurso do líder da oposição. De acordo com Plácido, a população é culpada pelo caos no trânsito de Fortaleza, pois reelegeu Luizianne em 2008.

Já Ronivaldo Maia informou que os problemas apresentados por Plácido Filho não são novos para aquela Casa legislativa. De acordo com o petista, essas dificuldades foram enfrentadas, inclusive, em outras gestões. Todavia, Ronivaldo sugeriu que o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, esteja, hoje, na Câmara Municipal.

A ideia é que o gestor apresente esclarecimentos sobre as políticas que devem ser pensadas para melhorar o trânsito de Fortaleza, assim como os motivos para o aumento da tarifa de transporte público da Capital. O requerimento do petista foi aprovado em plenário na sessão ordinária de ontem.

O vereador Ronivaldo Maia disse também que visitou um terminal de ônibus da cidade (Papicu) e percebeu a mesma situação presenciada pelo líder da oposição. O petista criticou, porém, a atitude de Plácido Filho em não apresentar nenhuma sugestão para diminuir os transtornos enfrentados por quem utiliza transporte público em Fortaleza.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

terça-feira, 1 de março de 2011

Pauta da III– Audiência Pública Ordinária do Conselho Consultivo de Apoio ao Ministério Público

Data: 01/03/2011
Local: Igreja Matriz da Parangaba
Endereço: Rua 07 de Setembro – Centro de Parangaba
Horário – 8h00 às llh30m

I- Assuntos de Pauta
Acolhida/recepção;
Leitura da Ata Anterior;
Eixos Temáticos (Meio Ambiente/Idoso/Segurança Pública/Saúde Pública/Criança e adolescente).

II- Facilitador(a) – 1ª Parte: Francisco Edson de Sousa Landim – Promotor de Justiça

III- Projetos I - Semestre/2011

- Monitoramento de menores em situação de risco nos terminais (Lagoa/Parangaba);
- Urbanização da Lagoa de Parangaba.
- Campanha não dê dinheiro à Criança em Situação de Rua.

IV– Palestrante – Olga Lúcia Espíndola Freire Maia – Presidente da Associação Peter Pan
TEMA – A FORÇA DO BEM

V- Facilitador(a) – 2ª Parte: Maria das Graças Almeida de Quental – Juíza de Direito